terça-feira, 16 de junho de 2015

Campeão de Jiu-Jitsu, Matheus Mello, concede entrevista à Ultra FM


Já no aconchego do lar desde o dia 11, o atleta Matheus Mello, se recupera de uma lesão no ombroocorrida na final do mundial nos Estados Unidos onde ganhou mais uma medalha de ouro na categoria Juvenil II Peso Pesado do Jiu-Jitsu. Matheus é um dos orgulhos de Maricá, cidade onde nasceu e mora, no bairro Ponta Grossa. Na manhã desta terça-feira ele foi o convidado do quadro “Prata da Casa” do programa Ultra Sertaneja, comandado pelo comunicador Odilon Corrêa.

Ouvintes parabenizaram o lutador por telefone e pelo watsapp, incluindo a campeã de Karatê, também maricaense, Renata Rocha. Ele estará de volta à emissora ainda nesta terça-feira, no programa Esporte na Veia que começa às 18h, com Douglas Almeida e Marco Baptista.


Com 16 anos de idade, mas competindo na faixa etária de 17, porque aniversaria no final deste ano, Matheus é Faixa Azul e conta com o apoio da Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes. A recente disputa que levou o atleta ao lugar mais alto do pódio foi o World Jiu-Jitsu Championship, na Califórnia – Estados Unidos, que teve como arena a Universidade de Long Beach. Foram cerca de três mil atletas de todo o mundo nos quatro dias do torneio (28/29/30 e 31 de maio). O maricaense lutou com um africano e um americano na conquista do título.

Os pais, Alexandre e Tatiane, participam ativamente da rotina de treinos e competições. Matheus começou aos 11 anos e não tinha muito incentivo da mãe que não gostava muito do esporte. “Hoje eu sou apaixonada pelo Jiu-Jitsu e até incentivo minha caçula, de cinco anos, à prática da luta. Ela fica dividida entre o Jiu-Jitsu e a natação”, revela Tatiane.

Seu treinamento é em Niterói, na Academia Grace, localizada no bairro Itaipu, com o professor Guto Vicente. Antes da opção pelo esporte, ele queria ser jogador de futebol.

Seu desempenho já lhe valeu o título de Melhor Atleta Infanto-Juvenil do Estado do Rio de Janeiro (2012) pela Federação de Jiu-Jitsu Desportivo – FJJD; de Campeão Pan-Americano Infantil na Califórnia - PANKIDS IBJJF – (2013); Vice-Campeão Faixa Azul na categoria Juvenil Peso Médio, na Califórnia (2014) e Vice-Campeão Brasileiro da Federação de Jiu-Jitsu Desportivo (FJJD).

Agora, em 2015, o atleta foi campeão da Copa Black Belt e da Copa João Alberto Barreto. Em seguida conquistou a medalha de prata na XVI Copa Pacífica nos Estados Unidos, na categoria Adulto/Peso Médio e também foi campeão na categoria Juvenil, Azul Meio-Pesado e na categoria Absoluto (acima de Meio-Pesado) na Las Vegas Spring International.

Matheus já está agendado para uma nova competição: Rio Winter International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship, no Club Municipal, na Tijuca (bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro), no mês de julho. E em janeiro de 2016 pretende participar do Campeonato Europeu, em Portugal.

Para se preparar para os combates, a rotina de treino é intensa. “São de 5 a 6 horas por dia. Além disso, tenho que manter uma alimentação balanceada e a cada três horas”, relata o atleta, que faz questão de citar o importante apoio da Prefeitura de sua cidade natal.

secretário municipal adjunto de Esportes, Leonardo da Silva, considera que Matheus é mais um exemplo a ser seguido em Maricá. “Temos na cidade atletas com grande potencial e muitos ainda que não foram descobertos. O apoio que estamos dando deve servir de estímulo tanto aos que já alcançaram este nível, quanto para aqueles que, com apoio da Prefeitura, podem chegar lá”, ressaltou ele.

O comunicador Odilon Correa parabenizou o pai de Matheus, Alexandre,e a todos os pais de atletas que apoiam seus filhos. “Você também é campeão por formar um filho longe das drogas, dos riscos sociais que todos os jovens correm hoje. Você e todos os pais que conseguem essa façanha, sejam os filhos atletas ou não”, destacou Odilon.
redação: Marinete Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia