Mundo


Passagem de ciclone 'Thane' deixa 36 mortes no sul da Índia


Ciclone 'Thane' provocou fortes chuvas e ventos de até 140 km/h na Índia. (Foto: Reuters)
Ao menos 36 pessoas morreram na Índia por causa do ciclone "Thane", que chegou na sexta-feira ao litoral sul do país com fortes chuvas e ventos de até 140 km/h, informaram neste sábado à Agência Efe fontes oficiais.A maioria das mortes ocorreu no estado meridional de Tamil Nadu, onde 23 pessoas morreram até agora devido à tempestade, especialmente no distrito de Cuddalore, detalhou um responsável policial regional, A. K. Shanti.

Inúmeras árvores e postes foram arrancados pelo violento vendaval que castigou Cuddalore.Na antiga colônia francesa de Pondicherry (sudoeste), as autoridades já registraram oito mortes - ao menos duas delas por desmoronamento de paredes -, enquanto no próximo estado de Kerala houve cinco mortos."Os danos ocorreram principalmente na capital, Trivandrum, onde três pessoas foram arrastadas pelos ventos e duas morreram eletrocutadas por cabos elétricos", contou um responsável regional de Kerala que preferiu manter o anonimato.Conforme a agência local "Ians", a tempestade perdeu força, mas os habitantes das áreas mais afetadas, especialmente Cuddalore, levarão dias para voltar a ter abastecimento de energia elétrica em suas casas.As autoridades da principal cidade da região, Chennai (antiga Madras), ordenaram na sexta-feira na primeira hora a saída temporária dos moradores das áreas baixas diante da previsão de inundações e habilitaram acampamentos de emergência, de acordo com a agência.Fonte: G1
Polícia egípcia entra em choque com manifestantes pelo 3º dia seguido

A polícia egípcia entrou em confronto com manifestantes pró-democracia ao tentar desalojá-los da Praça Tahir, no centro do Cairo, nesta segunda-feira (21), quando mantinham um protesto iniciado na semana passada pela transferência do poder dos militares para os civis, disseram testemunhas.
A polícia usou gás lacrimogêneo e atacou um hospital de campanha enquanto manifestantes arrancavam blocos das vias públicas para lançá-los contra os policiais.A manifestação, iniciada há vários dias, tinha como objetivo pedir julgamento rápido de policiais e líderes responsáveis pela violência que causou a morte de 850 pessoas e deixou milhares de feridos durante os protestos de janeiro e fevereiro.Fonte: G1



Suspeito de atirar contra a Casa Branca é preso, diz Serviço Secreto

Oscar Ortega-Hernandez em foto divulgada pela polícia (Foto: AP)
O Serviço Secreto dos EUA anunciou nesta quarta-feira (16) a prisão de Oscar Ortega-Hernandez, suspeito de ter atirado contra a Casa Branca na semana passada. A prisão foi feita em um hotel no estado da Pensilvânia.
O Serviço Secreto havia confirmado, mais cedo, que uma bala atingiu um vidro externo da Casa Branca, mas foi detida por um vidro blindado. Munição também foi encontrada do lado de fora da casa do presidente dos EUA.
Na sexta-feira passada, foram registrados disparos próximo à Casa Branca. Testemunhas disseram ter ouvido tiros e visto dois carros em alta velocidade na região. Um rifle AK-47 foi encontrado. O Serviço Secreto não sabe se os episódios estão relacionados.Fonte: G1


Jornalistas entram em usina de Fukushima pela 1ª vez desde tsunami

Fotógrafos registraram cenário de devastação com escombros intocados.Maior acidente nuclear desde Chernobyl isolou área desde março.Eles se depararam com um cenário de devastação, com veículos e edifícios destruídos e escombros ainda intocados desde a onda gigante que atingiu o local oito meses atrás.
Fonte: G1



Unesco sobreviverá a corte de ajuda dos EUA, diz embaixadora brasileira

A Unesco, que aprovou nesta segunda-feira (31) a adesão da Palestina como membro pleno da organização, 'terá de conviver' com o corte da ajuda anual americana à agência da ONU, afirma a embaixadora do Brasil na Unesco, Maria Laura da Rocha. 
Contrários à entrada dos palestinos na Unesco, os Estados Unidos anunciaram a suspensão de um pagamento de US$ 60 milhões que seria feito à organização em novembro.
'Se não houver jeito e a verba não vier, vamos continuar trabalhando mesmo em situações mais difíceis', disse à BBC Brasil a embaixadora brasileira, que votou a favor da adesão da Palestina.
Ela diz, no entanto, que existe 'apreensão' na Unesco em relação ao corte dos fundos americanos, já que o país é muito importante e ativo na organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com sede em Paris.
A ajuda anual dos Estados Unidos à Unesco, de cerca de US$ 70 bilhões, representa 22% do orçamento da organização.
'Nós vamos ter de trabalhar para preservar os recursos financeiros da Unesco', declarou nesta segunda-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.Fonte: G1

Terremoto de magnitude 7,3 atinge a Turquia

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a Turquia na manhã deste domingo, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.O tremor aconteceu por volta das 8h41, horário de Brasília, a 19 km a nordeste da cidade de Van, próximo a fronteira com o Irã. A profundidade foi de 95,4 km.
Segundo autoridades locais, a magnitude foi de 6,6, informou a TV privada NTV.
Cerca de 50 pessoas ficaram feridas, informou a agência Antolia. Mas não há detalhes sobre a gravidade. Há relatos sobre pessoas presas em escombros de edifícios que ficaram destruídos.
A agência registrou também que houve réplicas. E o Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou uma réplica de magnitude 5,6.
As imagens na TV mostravam prédios e carros destruídos, atingidos por escombros, e moradores em pânico nas ruas. Bekir Kaya, o prefeito de Van, pediu que as pessoas mantivessem a tranquilidade. Moradores que tentavam deixar a cidade, causaram congestionamento.
Segundo a imprensa local a cidade está sem telefonia e eletricidade. O premiê turco, Tayyip Erdogan, irá ao local para ver os danos.
Um jornalista da agência Reuters em Hakkari, a 100 km ao sul de Van, relatou que sentiu o prédio onde estava tremer por dez segundos.
Fonte: SRZD

EUA pedem ao governo líbio relato transparente sobre morte de Kadhafi


Os Estados Unidos afirmaram nesta sexta-feira (21) que esperam que o Conselho Nacional de Transição da Líbia apresente um "relato transparente" das causas da morte do ex-ditador líbio, Muammar Kadhafi, ocorrida na véspera durante ataque a um comboio em Sirte.
O governo do presidente Barack Obama também quer que os prisioneiros sejam tratados humanamente, afirmou Mark Toner, porta-voz do Departamento de estado americano.
"O CNT deve fornecer mais detalhes nos próximos dias", afirmou ainda, definindo a morte de Kadhafi de "momente de catarse para a Líbia".Fonte: G1