Ronda dos Bairros

Estudantes fazem estágio em Maricá de olho no aquecido mercado de trabalho da cidade
Ocupar com mão de obra local as vagas de empregos que surgem em Maricá. Esse é o desafio que a atual administração municipal vem enfrentando, com sucesso. Depois de reativar as aulas do curso Técnico em Edificações, ministrado na Escola Municipal Joana Benedicta Rangel em parceria com o Senai para promover a formação de novos profissionais, a prefeitura está intermediando a oferta de estágios para os alunos.
Os estudantes do 2ª e 3ª anos do curso, que estão em fase de capacitação prática no Senai, agora terão uma oportunidade de ampliar os conhecimentos que farão diferença no mercado de trabalho. Os estágios são oferecidos em obras em andamento na própria cidade, inclusive em obras da prefeitura - como a reforma da sede administrativa do município.
Quatorze alunos já assinaram o termo de compromisso de estágio supervisionado pela secretaria de Obras e outros dez estão atuando em empresas da cidade. Eles estão acompanhando, por exemplo, obras de pavimentação e saneamento de ruas e reformas de escolas. A experiência é extremamente enriquecedora, já que os estagiários terão a chance de acompanhar todas as etapas de uma obra , desde a topografia ou terraplanagem até a construção.
O objetivo da oferta dos estágios em obras da cidade é fazer com que a mão de obra qualificada em Maricá seja absorvida pelo mercado de trabalho da própria cidade. Ou seja, os futuros profissionais terão a chance de aproveitar as inúmeras oportunidade do setor de construção civil de Maricá e de outras oportunidades que já estão sendo criadas em função das obras do Comperj.
De olho nesse mercado promissor, vários estudantes já começaram a se preparar. É o caso dos gêmeos Vinicius e Vanessa Garcia Fontes, de 18 anos, que cursam o 3º ano. Moradores de São José de Imbassaí, os dois estão atuando em obras da prefeitura de Maricá.
Vinicius atua na área de topografia e garante estar muito satisfeito com o que vem aprendendo no canteiro de obras. “Estou me esforçando bastante para aprender o máximo que eu puder, pois o mercado de trabalho está aquecido no setor de construção civil e pretendo estar empregado assim que terminar o curso no ano que vem”, declarou. Vinicius.
A sua irmã, Vanessa de Souza, começou na quinta-feira (27/10) a fazer estágio na obra de reforma e ampliação do Centro Administrativo, e também não pretende desperdiçar a oportunidade de trabalho. Ela driblou o preconceito e deixou a vaidade de lado e entrou nesse universo antes freqüentado, na sua maioria, por homens. Usando botas, luvas e capacete, Vanessa não esconde o seu orgulho e satisfação de trabalhar na profissão que escolheu.
“O curso do Senai chegou em boa hora, pois nos deu a oportunidade de expandir ainda mais os nossos conhecimentos sobre edificações. O estágio é o momento de unirmos a teoria com a prática. Estou gostando de trabalhar no prédio da prefeitura porque é uma obra completa, que mexe com a parte elétrica e hidráulica, combate a incêndio, e concreto. É uma variedade imensa de obras”, explica a estudante, que pretende seguir a carreira de técnica em edificação e, futuramente, fazer uma faculdade de arquitetura.
OPORTUNIDADES - Segundo a diretora da escola Joana Benedicta Rangel, Mayka Fiore, alguns alunos também estão procurando outras opções de estágio no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Cerca de 110 alunos do curso Técnico em Edificações estão em condições de estagiar. Para se formarem, eles terão que cumprir 480 horas-aula de estágio.
Fonte: PMM


Crianças plantam árvores à beira de canal em Maricá


Alunos da Educação Infantil ao 5º ano da escola municipal Dirce Marinho Gomes, em Ponta Grossa, vivenciaram um momento de cidadania, nessa sexta-feira, 13 de novembro, ao plantarem árvores nas margens do canal Camburi, no mesmo bairro.
 
 
Moradores do Parque Nanci, em Maricá, fazem mutirão para recuperar praça


Moradores do Parque Nanci, em Maricá, começaram a intensificar no dia 7 de novembro semana o trabalho de limpeza, manutenção e pintura de equipamentos do parquinho na praça Anésia Fontoura.