REGISTRO DE
DESAPARECIDOS NÃO É PRECISO MAIS ESPERAR POR 24 HORAS
A Polícia Civil mudou a
orientação para o registro de pessoas desaparecidas em delegacias do Rio de
Janeiro. A nova portaria formaliza o atendimento do policial, que deve
registrar o desaparecimento mesmo sem que 24h sejam completadas.
A chefe da Polícia Civil,
delegada Martha Rocha, explicou que a nova medida derruba um mito. “Na verdade,
a polícia nunca determinou que se deveria esperar 24 ou 48 horas para fazer o
registro de ocorrência. O ideal é que o registro de ocorrência seja feito
imediatamente”, afirmou ela.
A delegada diz que uma espécie de
protocolo para o registro da ocorrência é criada com a portaria. “Ele pode ser
feito em qualquer delegacia de todo o estado do Rio de Janeiro e essa portaria
determina algumas providências fundamentais: a identificação do local onde a
vítima foi vista pela última vez, o contato com unidades hospitalares, entre
outras. Então, essa portaria quer normatizar o que deve fazer o policial”,
revelou.
FONTE O FLUMINENSE
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