segunda-feira, 4 de julho de 2011

Promotoria quer cooperação da Justiça portuguesa para prisão de ex-deputado acusado de matar mulher

O Ministério Público informou nesta quinta-feira (3) que caso o advogado e ex-deputado português Domingos Duarte Lima esteja em Portugal, não será possível pedir a sua extradição, já que o país não extradita cidadãos nacionais. Ele é acusado de matar, em dezembro de 2009, a também portuguesa Rosalina da Silva Cardoso Ribeiro, na cidade de Saquarema, na região do Lagos. A Justiça desconhece o paradeiro do acusado.
De acordo com Cláudio Lopes, procurador geral de Justiça, caso Duarte Lima esteja em Portugal, será muito difícil trazê-lo de volta ao Brasil.
- O que esperamos é que, independentemente do processo que está em trâmite no Brasil, a Justiça portuguesa também adote providências para que se possa abrir um processo criminal contra ele em Portugal.
A promotora de Justiça Gabriela de Aguillar Lima afirmou que o MP desconhece o paradeiro de Duarte Lima.
- De qualquer forma, o Brasil está pedindo a cooperação da Justiça portuguesa para o cumprimento do mandado de prisão, caso ele esteja lá.
Indagado por uma jornalista portuguesa se o Brasil não temia se sentir frustrado por talvez não conseguir condenar Duarte Lima, Cláudio Lopes foi contundente.
- A frustração só ocorre se o país que vier abrigá-lo não adotar as medidas cabíveis para julgá-lo no local. Mas nós acreditamos na cooperação portuguesa para que esse crime não fique impune. Fonte: R7

Confira o video do caso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia