quinta-feira, 2 de julho de 2015

Maricá terá provas práticas de direção veicular a partir de agosto

Um antigo sonho de muitos candidatos à habilitação e das autoescolas de Maricá vai virar realidade a partir de agosto, quando começa a funcionar o primeiro percurso para exames práticos de direção veicular na cidade. O trajeto, cuja autorização foi concedida nesta terça-feira (30/6) pelo Detran-RJ, fica nas ruas da Barra de Maricá com o início e o final na área pública de estacionamento, ao lado da ponte. Haverá provas para quem busca habilitação para carros, motos e ônibus.

O percurso vai partir do estacionamento – que já vinha sendo utilizado para aulas com motos –  após o teste conhecido como ‘baliza’ e vai seguir pelas ruas João Frejat (antiga 13) e Doze, terminando ao lado do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) do bairro. A novidade está sendo muito comemorada pelos donos dos centros de formação de condutores de Maricá, que já vivem a expectativa de novas inscrições.

“Tenho alunos que estavam esperando por isso para se inscreverem ou tentarem uma segunda prova, porque têm dificuldades de deslocamento até Niterói ou Itaboraí, onde as avaliações vinham sendo feitas. Será um grande ganho para eles e para nós”, avaliou Fábio Luiz Nunes, dono da Autoescola Itaipuaçu. Também empresária do setor, Carla Muniz ressalta que os candidatos poderão chegar com mais tranquilidade ao local para fazer as provas.

“É um lugar de fácil acesso, por onde passa até ônibus de graça. Vai ser uma preocupação a menos para o candidato à habilitação e, além disso, estamos numa área muito bonita, ao lado do mar, o que vai ajudar a amenizar a pressão na hora da prova”, apontou ela, dona da Autoescola Muniz. 

O comércio local também espera que os negócios melhorem nos dias de provas, treinos e simulados no local. “Os treinos já fizeram o movimento aumentar bastante por aqui. Esperamos ansiosos que os dias das provas vão ser os melhores para nós”, projeta a comerciante Teresa Cristina Aranha, dona do quiosque Toca do Vovô, que fica em frente ao estacionamento.

Para o coordenador de transportes da Empresa Pública de Transportes (EPT), Rony Peterson Dias, a conquista é uma vitória após seis anos de luta para trazer esse benefício à cidade. “Era uma coisa absurda nunca termos tido aqui um circuito para a prova dos candidatos que realizam seus cursos em nossas autoescolas. Depois que uma equipe da área técnica do Detran-RJ visitou e avaliou a área, nos reunimos com o diretor de Aprendizagem, Alexandre Henriques,  e o órgão entendeu nossa necessidade. Os benefícios são muitos”, lembrou Rony.

Segundo ele, o próximo passo será trazer provas teóricas para a cidade. O assunto deverá ser tratado numa outra reunião, agora com a Diretoria de Habilitação do órgão de trânsito, ainda a ser marcada.
Fonte: Prefeitura de Maricá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia