quarta-feira, 3 de junho de 2015

Alunos da rede municipal realizam plantio de mudas nativas em Guaratiba


A Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou nesta terça-feira (02/06) mais uma ação ambiental que faz parte do cronograma das comemorações pela Semana do Meio Ambiente. Alunos do 4º ano da Escola Municipal Guaratiba realizaram o plantio de 150 mudas nativas da Mata Atlântica em uma área de preservação ambiental na Lagoa do Padre, em Guaratiba.

Além do plantio de mudas, os alunos assistiram a uma palestra de educação ambiental sobre reciclagem e sobre a importância da disposição adequada do lixo. “É muito importante esse trabalho com os alunos, de plantar e preservar as mudas. A conscientização é importante, eles estão se preocupando com o futuro do planeta”, disse a diretora da escola, Joelma Melo.

O secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Mota, ressaltou a importância do plantio de mudas em uma área estratégica de preservação permanente da lagoa. “Essa parceria com o Inea não é de hoje. Já havíamos realizado a demolição de uma residência abandonada nessa área e fizemos um processo de recuperação. Esse plantio de mudas é apenas o início, porque também iremos cuidar da manutenção. Presenciar essas crianças participando desse processo é realmente motivador”, ressaltou o secretário, que também orientou a população sobre como identificar se um terreno está ou não em uma área de preservação ambiental.

“A participação da população é de extrema importância. É necessário entrar em contato com a Prefeitura para saber se o terreno está inserido em uma área de preservação ambiental. Para construir, o morador deve entrar com um processo administrativo, junto com o documento do terreno e procurar a Secretaria Municipal Adjunta de Urbanismo, que é a responsável pelo tratamento do uso e ocupação do solo”, finalizou.

Para encerrar a Semana do Meio Ambiente em Maricá, nesta quarta-feira (03/06), um grande evento reunirá diversos projetos ambientais do município na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, das 9h às 17h. Serão realizadas oficina ecológica, feira de produtos naturais, exposição de fotos e adoção de mudas da Mata Atlântica.

Além disso, a Secretaria Municipal Adjunta de Proteção aos Animais vai disponibilizar um tira dúvidas com veterinários em um stand na praça. No local, as interessados poderão tirar dúvidas sobre castração e doenças, como toxoplasmose, esporotricose, raiva, verminoses e leptospirose. “Nosso trabalho tem sido constante para mostrar como é importante para a sociedade cuidar dos animais e conhecer as doenças para identificar seus principais sintomas”, disse o secretário Marcelo Vianna.
Fonte: Prefeitura de Maricá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia