Mais uma vez o monumento conhecido como “mesa dos Imortais”, em Maricá é alvo de vândalos. Desta vez, desapareceram um copo e as garrafas que ficavam sobre a mesa em torno da qual estão as estátuas da cantora Maysa Monjardim, do antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, que também foi senador e Vice-governador, dos jornalistas e escritores Antônio Callado e João Saldanha. Não é a primeira vez que se registram casos de vandalismo no local.
Em outras ocasiões, as estátuas sofreram pichações. Desta vez, um copo e as garrafas de bebida foram roubadas. Uma delas estava mais próxima de Maysa e da cadeira vazia e a outra no centro da mesa como mostram as marcas da violência. Maysa, Darcy, Callado e Saldanha não nasceram em Maricá, mas devotaram uma grande paixão à cidade, que escolheram para morar, encantados com a beleza do lugar.
Darcy Ribeiro deixou uma casa em Cordeirinho, onde viveu a partir da década de 80, em forma de oca, projetada pelo amigo Oscar Niemeyer, que chama a atenção pela arquitetura diferenciada, na Rua 119. Lá no mesmo bairro está também a casa de Maysa. Antônio Callado também fez de Cordeirinho seu endereço e, como confessou sua viúva Ana Arruda Callado, foi uma das fases felizes da vida dos dois. João Saldanha foi outro morador ilustre.
O monumento foi inaugurado em 27 de novembro de 2012 e está instalado em um dos trechos de maior visibilidade do Canal da Cidade, na Rua Álvares de Castro, despertando a atenção de quem passa. O local ganhou recentemente mais iluminação e novos equipamentos urbanos.
|
Monumento completo - Foto: Fernando Silva |
A obra, feita em bronze, é assinada pelo casal de artistas plásticos Alexandre e Rosaura Shiachticas. É uma mesa cercada pelos quatro amigos que parecem beber e conversar alegremente. Redação: Marinete Barros |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre essa notícia