quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Governo lança novo edital do Mais Médicos

Chioro divulga as regras do novo edital do Mais Médicos   Foto:Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou hoje (15) uma nova versão do Programa Mais Médicos, que agora vai incorporar o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).
“Nós deixamos para a escolha do médico brasileiro fazer a opção, se ele quer o conjunto de regras estabelecidas para o Mais Médicos, ou se ele quer acessar os benefícios do Provab”, explicou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Na prática, o profissional vai poder escolher se fica três anos no local determinado pelo governo, como acontece no Mais Médicos, ou se fica um ano e ganha 10% de bônus na nota de uma eventual prova de residência, características do Provab.
A partir de amanhã estarão abertas as inscrições para os médicos brasileiros que querem participar do programa. O edital relaciona também os 1.500 municípios que poderão reivindicar a inclusão no programa para receber os médicos.

A prioridade continua sendo os médicos brasileiros. Depois serão chamadas inscrições individuais de médicos formados fora do país, e por último os médicos cubanos, da cooperação com a Organização Mundial da Saúde.
A bolsa é a mesma (R$ 10 mil) e ao final dos dois programas os médicos são considerados especialistas em saúde da família. Os selecionados devem começar a trabalhar no dia 3 de março. No mínimo 2.920 vagas ofertadas no Provab serão abertas, mas é preciso aguardar a adesão dos municípios para definir o número de vagas.

Lançado em junho de 2013, o Mais Médicos foi criticado pelas entidades médicas, que alegavam ilegalidade na contratação de estrangeiros sem aprovação no Revalida, exame necessário para médicos formados no exterior atuarem no Brasil.

Semelhante ao Mais Médicos e precursor dele, o Provab, destinado a médicos brasileiros, é uma das estratégias do governo para estimular médicos, principalmente recém-formados, a clinicar em regiões carentes.
O Provab tem 11.429 cubanos, 1.846 brasileiros e 1.187 intercambistas de outras nacionalidades, como Argentina, Portugal, Venezuela, Bolívia, Espanha e Uruguai.
Confira a lista dos municípios do Rio de Janeiro que podem ser atendidos:
RIO DE JANEIRO
Angra dos Reis
Araruama
Areal
Arraial do Cabo
Barra Mansa
Belford Roxo
Campos dos Goytacazes
Duque de Caxias
Guapimirim
Iguaba Grande
Itaperuna
Japeri
Maricá
Mesquita
Miguel Pereira
Niterói
Nova Friburgo
Nova Iguaçu
Paracambi
Petrópolis
Queimados
Rio Bonito
Rio das Flores
Rio das Ostras
Rio de Janeiro
São Fidélis
São Francisco de Itabapoana
São Gonçalo
São João de Meriti
São Pedro da Aldeia
Sapucaia
Saquarema
Seropédica
SumidouroTanguá
Teresópolis


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia