segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Simulador vai treinar 320 maquinistas da SuperVia


O Governo do Estado inaugurou o primeiro simulador de operação ferroviária para treinar 320 maquinistas da SuperVia. O aparelho faz parte do Centro de Treinamento Operacional (CTO) da concessionária, que também conta com mais dois simuladores, um de condução de trens e outro do sistema de reforço à sinalização, o Automatic Train Protection (ATP).

De última geração, o novo equipamento vai aprimorar a capacitação e reciclagem dos maquinistas, além de possibilitar o melhor desempenho na condução, na manutenção e em situações de emergência. O simulador foi fabricado na China, através do consórcio National Machinery Import & Export Corporation, e possui painéis e comandos idênticos aos dos novos trens adquiridos pelo governo. 

"Estamos vivendo mais um momento de transformação no sistema ferroviário fluminenses. Este é o primeiro Centro de Treinamento do Estado do Rio de Janeiro com tecnologia compatível às melhores metrópoles do mundo", afirmou a secretária de Transportes, Tatiana Carius.

Para deixar a simulação o mais perto possível da realidade, as imagens reproduzidas no telão da sala de treinamento foram filmadas com uma câmera, instalada na parte dianteira dos trens, que registrou o percurso de todos os ramais. O instrutor que estiver aplicando o treinamento poderá, ainda, criar situações adversas para avaliar o desempenho dos condutores, como chuva, neblina e ocorrências operacionais.

A instalação do Centro de Treinamento representa um investimento total de aproximadamente R$ 17 milhões, em que o Governo do Estado foi o responsável pela aquisição dos equipamentos e coube à concessionária a realização da obra e ambientação do local. O treinamento de condutores conta com aulas teóricas sobre ferrovia, sinalização de tráfego, mecânica, além de viagens acompanhadas por um instrutor.

"O simulador chega em um momento de fundamental importância para dar agilidade ao processo de formação de nossos maquinistas. Serão 110 novas composições em operação, por isso é necessário intensificarmos a contratação de mais condutores e, consequentemente, capacitá-los adequadamente para a transformação que o setor ferroviário vive", explicou Carlos José Cunha, presidente da SuperVia.

Investimentos no setor
A renovação da frota da SuperVia, já conta com 50 trens chineses, comprados pelo Governo do Estado, e 20 veículos nacionais, adquiridos pela concessionária. Desde 2011, 48 trens foram aposentados, dando lugar aos mais novos, e a idade média da frota, que hoje é de 25 anos, cairá para 15, quando o processo de renovação for concluído.
Fonte: Imprensa Oficial RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia