segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Escolas vão receber campanha sobre registro civil


A partir de 2015, o Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação, vai ampliar o trabalho de erradicação do sub-registro civil. Serão realizadas campanhas de conscientização, que visam criar mobilização nas escolas sobre o tema, por meio de palestras e ações sociais, assim como a formação de multiplicadores de informação. A ideia é realizar o registro não somente de crianças, mas dos pais e de outros membros da família.

"Quando os pais não têm documentos, não é possível registrar os filhos e isso, muitas vezes, se estende para as próximas gerações. Queremos, com a parceria do ministério, mostrar a importância do registro civil de nascimento, discutir o assunto e universalizar o acesso", explicou a coordenadora de Acesso à Cidadania da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Karla Ferreira.

Ações para erradicar o sub-registro civil vêm surtindo efeito pelo país. Segundo relatório do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças não registradas em cartórios no ano do nascimento caiu de 18,8%, em 2003, para 5,1%, em 2013. Com a redução, o Brasil fica a um passo da erradicação do sub-registro civil de nascimento.

Para ajudar na continuidade da queda desses números, o Governo do Rio investe em projetos como o Novo Cidadão, que permite que bebês recebam certidão de nascimento e carteira de identidade gratuitamente ainda na maternidade. Atualmente, participam do programa seis maternidades e mais de 2.690 bebês foram beneficiados.

Este ano, o programa estadual de Erradicação do Sub-registro Civil foi responsável  pelo acesso à documentação de 18 mil pessoas.
Fonte: Imprensa Oficial RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia