sexta-feira, 25 de maio de 2012

198 anos de lembranças - por Ciro Fontoura


Ciro Fontoura

Os 198 anos de emancipação político-administrativa de Maricá, me remete a um passado saudoso. Lembro-me do envolvimento ativo do meu avô, Levy Ribeiro e da forte paixão da minha mãe, Maria Josefina pelo Município. Ambos lutaram, cada qual na sua área, pelo crescimento e desenvolvimento da Cidade para que fosse possível desfrutarmos, hoje, de qualidade de vida e uma boa estrutura administrativa.
Como vereador e vice-prefeito, meu avô defendia bandeiras que hoje enxergo com maturidade a importância delas. Saúde, educação, lazer, economia e assistência social. Já minha mãe, esteve dez anos à frente da Secretaria de Educação, na qual desenvolveu programas relevantes, que ainda hoje se vê pela cidade.

Nestas poucas linhas, de minhas lembranças não poderia deixar de citar minha Tia-avó, Zilca Lopes da Fontoura, importante referência no nosso Município. Professora de muitas gerações, vereadora e ex- Chefe de Inspetoria de ensino de Maricá.


Levy Ribeiro discursa na Câmara
Municipal de  Maricá - em defesa da população

Maria Josefina inaugura escola em Ponta
Negra- Educação como prioridade



Tenho orgulho deles e da minha Cidade, e um grande desejo de nunca ver parar de girar a grande roda do desenvolvimento, claro, que com responsabilidade socioambiental, e principalmente com a participação ativa da população.

Sei que os jovens têm um papel fundamental na conscientização da sociedade e é desta juventude que a nossa Cidade precisa. Uma Juventude que luta, que sai às ruas, briga pelas suas ideias e faz a diferença no seu município, no seu estado e no país. Eu já aderi, e vejo que pulsa o idealismo herdado do meu avô, mãe e tia, acrescido do anseio de ver a transformação.
O fato é que, como dizia Maysa, Maricá continua linda, e suas praias, montanhas e belezas naturais estão a disposição numa integração perfeita, proporcionando, ainda, uma certa tranquilidade de cidade do interior.
Parabéns Maricá, pelos seus 198 anos!
* Ciro Fontoura é estudante de administração e empresário


Um comentário:

  1. Profª Fáttima Mano27 de maio de 2012 às 11:03

    Parabéns pelo lindo texto. É uma decalração de amor à Maricá que todos queremos ter de volta. Abraços Proletários e Bjs em todos

    ResponderExcluir

Comente sobre essa notícia