quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Itaboraí apoia ato em Defesa do Rio


O prefeito Sérgio Soares, em parceria com o governador Sérgio Cabral, está convocando todos a participarem da caminhada “Contra a Injustiça em Defesa do Rio”, que acontece nesta quinta-feira, dia 10/11, no Rio de Janeiro.
Dez ônibus serão cedidos para o transporte dos manifestantes. Os veículos sairão da Avenida 22 de maio, em frente à agência do Banco do Brasil, no Centro, a partir do meio-dia. A previsão é que cerca de 300 itaboraienses participem do protesto.
A concentração será na Candelária, a partir das 15h. A caminhada seguirá pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia. O prefeito Sérgio Soares acredita que a manifestação é a melhor forma para mostrar a insatisfação da população do Rio de Janeiro.
“O Congresso Nacional deve analisar melhor este projeto de lei e chegar a um consenso para resolver a situação, sem criar uma crise financeira nos municípios. Se a lei for aprovada, Itaboraí será muito prejudicada, podendo até comprometer os projetos de infraestrutura necessários para preparar a cidade frente ao impacto econômico do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj)”, avalia Sérgio Soares.
Todo o estado está se mobilizando em torno da causa desde que o Senado Federal aprovou a nova distribuição dos royalties para os estados e municípios produtores ou afetados pela extração de petróleo. O texto aprovado diminui o valor dos recursos destinados aos estados produtores e inclui os demais no rateio.
Segundo cálculo da Secretaria de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, isso representaria, de 2012 a 2020, cerca de R$ 49,8 bilhões a menos para os municípios que hoje recebem o recurso. Se a presidenta Dilma Rousseff assinar, o percentual cai de 61,25% atuais para 40%, em 2012, e continuará se reduzindo ano após ano.
Fonte: Prefeitura de Itaboraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia