Exemplo de luta e força feminina
Rosinha Garotinho é destaque na política fluminense
Primeira mulher a ser eleita governadora do Estado do Rio de Janeiro, Rosangela Rosinha Garotinho Barros Assed Matheus de Oliveira nasceu em 6 de abril de 1963 em Itaperuna (RJ), no norte do Estado, mas foi criada em Campos dos Goytacazes desde os 4 anos de idade. Casou-se aos 18 anos com Anthony Garotinho, com quem teve quatro filhos (Clarissa, Wladimir, Anthony e Clara) e adotou mais cinco (Aparecida, Altamir, Amanda, Wanderson e David. Exemplo de força e luta feminina, Rosinha foi secretária de Estado de Ação Social e Cidadania durante a gestão do marido, de 1998 e 2002. Mas no início do casamento, quando engravidou da primeira filha, viveu tempos difíceis e chegou a vender cosméticos para ajudar nas despesas.
Eleita em 2002, sucessora de Benedita da Silva, que estava exercendo o cargo devido à renúncia do então governadorAnthony Garotinho, marido de Rosinha, que se afastou do cargo para concorrer à Presidência da República. Durante a campanha usou o nome Rosinha Garotinho, para ter sua imagem associada à do marido, que na época possuia mais de 80% de aprovação popular.
Como governadora, Rosinha mereceu destaque com a inauguração da Estação Cantagalo, da Linha 1 do Metrô do Rio de Janeiro, recuperação da arquibancada do Maracanã, criação do Paif (Programa de Atendimento Integral à Família), Recuperou a pecuária leiteira do estado, intervindo na Parmalat para salvar empregos. No interior do estado, ajudou a criar um Pólo da Cederj e um Pólo Têxtil no município de Rio das Flores. Levou o porto do Açu para São João da Barra. Realizou melhoras no saneamento e nas estradas no interior.
Um de seus primeiros atos no governo do Estado do Rio, foi renovar os contratos de prestação de serviços entre a FIA e instituições que atendem menores portadores de necessidades especiais, creches e abrigos para menores abandonados, que haviam sido cancelados, na calada da noite, pela então governadora, Benedita da Silva. Mas se recusou a pagar a dívida deixada por ela, alegando não ser de seu governo.
Em 2008 voltou a Campos dos Goytacazes, seu berço eleitoral, derrotando o seu maior rival político Arnaldo Vianna com mais de 54% dos votos válidos no segundo turno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre essa notícia