Para o responsável técnico, Eduardo de São José, foi ao mesmo tempo um grande desafio e uma realização fazer parte da equipe de sócios do Centro. “O desafio que recebemos hoje se torna um marco. As dificuldades foram muitas até chegarmos aqui. Agradecemos a todos que contribuíram com essa realização tão importante”, disse.
Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Amaral, esse foi um dos principais passos dados a caminho do progresso da saúde na cidade. “Araruama está ocupando um lugar de destaque na saúde do interior do Estado. Hoje o município começa a ter o perfil de uma cidade grande e estamos acompanhando esse progresso”, garantiu.
O paciente Edson dos Santos Silva, de 54 anos, agradeceu por mais esta conquista e falou da importância do Centro. “Faço hemodiálise há dez anos. Fico quatro horas na máquina recebendo o tratamento. Vou para Rio Bonito três vezes na semana. Saio de Araruama às 13h e só chego em casa por volta de meia noite. Essa clínica aqui em Araruama é uma maravilha. Vou economizar um tempo precioso da minha vida”, comemorou.
O Centro atenderá pacientes inscritos pela Secretaria Municipal de Saúde e devidamente regulamentados pela Secretaria Estadual de Saúde, com capacidade de atendimento em torno de 200 pacientes, que necessitem de Terapia Renal Substitutiva, tanto Hemodiálise quando a Diálise Peritonial, abrangendo de imediato 100% dos pacientes do município, além de atendimento ambulatorial preventivo das doenças renais.
Os pacientes em tratamento no CTRA terão, ainda, como apoio, suporte nutricionista, psicológico e serviço social, como preconiza a Vigilância Sanitária. O corpo clínico será composto de médicos especialistas em nefrologia, enfermeiros graduados com especialização também em nefrologia, técnicos de enfermagem com treinamento em hemodiálise e diálise peritoneal, psicológo, nutricionista e assistente social.
A estrutura física será composta de um consultório multifuncional; um consultório médico; um para diálise peritoneal; duas salas, sendo uma para tratamento hemodialítico para pacientes com sorologia positiva e outra para o mesmo tratamento, mas com sorologia positiva para Hepatite B; uma sala de reprocessamento de dialisadores; uma sala de reprocessamento para portadores de Hepatite C; uma sala de reprocessamento de dialisadores para portadores de Hepatite B; uma sala de utilidades; um abrigo temporário de resíduos sólidos; uma sala de tratamento e reservatório de água tratada para hemodiálise; uma sala de recuperação de pacientes (emergência), um refeitório de funcionários com copa; uma sala administrativa; dois vestiários de funcionários; uma sala de manutenção; uma recepção e espera de pacientes; dois sanitários adaptados para deficientes; um depósito externo para a guarda temporária para resíduos de Serviço de Saúde (lixo comum); um almoxarifado para concentrados e soluções; e um gerador com proteção acústica.
Também estiveram presentes na inauguração os sócios do Centro, os doutores Mauro Barros André, José Alves Patrício Júnior e Elisa Albuquerque Sampaio; o administrador, Manoel Alexandre Teixeira de Moraes; o vice-prefeito, Anderson Moura; o presidente da Câmara de Vereadores, José Domingues Eurico; o presidente do Conselho de Saúde, Rubens José Catharino; os engenheiros responsáveis pela obra, Paulo Pires Guimarães e Fernando de São José; as vereadoras Marizete Ramos e Rosana Gardeazabal; e os secretários Municipais de Governo, Nilo Vianna; de Fazenda, Carlos Roberto Marchon; de Administração, Rosana de Souza Rodrigues; de Promoção Social, trabalho e Habitação, Ezenildo Santos Moura; de Desenvolvimento Econômico, Wancler Marinho; de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Xico Pintado; de Transporte, Túlio César; e de Esporte e Lazer, Mauri de Lanes; além dos subsecretários Municipais de Cultura, Ricardo Adriano; e de Defesa Civil, Carlos Alexandre Carneiro.
Foto 1: Zezinho, Marcelo, Rosana, Anderson, Marizete, André e Dr. Eduardo - Foto 2: Anderson Moura, paciente Sr. Edson, vereador Zezinho, vereadora Rosana, André Monica e Marcelo - Foto 3: Sr. Edson, Xico Pintado, André e Rosana - Foto 4: André Monica,Anderson Moura, Marcelo Amaral, Dr. Eduardo e Sra. Norma Simões - Foto 5: André Monica, Anderson Moura e Marcelo Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre essa notícia