quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Centro de Terapia Renal de Araruama tem serviço inaugurado

Em meio ao anúncio de mais conquistas para a saúde do município foi inaugurado, nesta segunda-feira (4/1), o Centro de Terapia Renal de Araruama (CTRA). De acordo com o prefeito André Mônica a saúde da cidade vai dar um grande salto em 2010. “Essa inauguração realizada no primeiro dia útil pode nos dar um parâmetro do que será nossa saúde neste ano. Antes havia sido inaugurado o espaço, hoje estamos inaugurando o serviço. Um centro de hemodiálise é muito importante não só para nossos pacientes, mas também para aqueles dos municípios vizinhos. Sabemos das dificuldades que passam esses pacientes e também seus familiares. Além dessa grande conquista, iremos receber no aniversário da nossa cidade a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h; além da conclusão da obra do hospital de São Vicente, que também está prevista para o início do ano. Meu bom relacionamento com o Governo Estadual, com o deputado Paulo Melo e o governador Sérgio Cabral faz com que o município ganhe cada vez mais”, afirmou.


Para o responsável técnico, Eduardo de São José, foi ao mesmo tempo um grande desafio e uma realização fazer parte da equipe de sócios do Centro. “O desafio que recebemos hoje se torna um marco. As dificuldades foram muitas até chegarmos aqui. Agradecemos a todos que contribuíram com essa realização tão importante”, disse.

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Amaral, esse foi um dos principais passos dados a caminho do progresso da saúde na cidade. “Araruama está ocupando um lugar de destaque na saúde do interior do Estado. Hoje o município começa a ter o perfil de uma cidade grande e estamos acompanhando esse progresso”, garantiu.

O paciente Edson dos Santos Silva, de 54 anos, agradeceu por mais esta conquista e falou da importância do Centro. “Faço hemodiálise há dez anos. Fico quatro horas na máquina recebendo o tratamento. Vou para Rio Bonito três vezes na semana. Saio de Araruama às 13h e só chego em casa por volta de meia noite. Essa clínica aqui em Araruama é uma maravilha. Vou economizar um tempo precioso da minha vida”, comemorou.

O Centro atenderá pacientes inscritos pela Secretaria Municipal de Saúde e devidamente regulamentados pela Secretaria Estadual de Saúde, com capacidade de atendimento em torno de 200 pacientes, que necessitem de Terapia Renal Substitutiva, tanto Hemodiálise quando a Diálise Peritonial, abrangendo de imediato 100% dos pacientes do município, além de atendimento ambulatorial preventivo das doenças renais.

Os pacientes em tratamento no CTRA terão, ainda, como apoio, suporte nutricionista, psicológico e serviço social, como preconiza a Vigilância Sanitária. O corpo clínico será composto de médicos especialistas em nefrologia, enfermeiros graduados com especialização também em nefrologia, técnicos de enfermagem com treinamento em hemodiálise e diálise peritoneal, psicológo, nutricionista e assistente social.

A estrutura física será composta de um consultório multifuncional; um consultório médico; um para diálise peritoneal; duas salas, sendo uma para tratamento hemodialítico para pacientes com sorologia positiva e outra para o mesmo tratamento, mas com sorologia positiva para Hepatite B; uma sala de reprocessamento de dialisadores; uma sala de reprocessamento para portadores de Hepatite C; uma sala de reprocessamento de dialisadores para portadores de Hepatite B; uma sala de utilidades; um abrigo temporário de resíduos sólidos; uma sala de tratamento e reservatório de água tratada para hemodiálise; uma sala de recuperação de pacientes (emergência), um refeitório de funcionários com copa; uma sala administrativa; dois vestiários de funcionários; uma sala de manutenção; uma recepção e espera de pacientes; dois sanitários adaptados para deficientes; um depósito externo para a guarda temporária para resíduos de Serviço de Saúde (lixo comum); um almoxarifado para concentrados e soluções; e um gerador com proteção acústica.
Também estiveram presentes na inauguração os sócios do Centro, os doutores Mauro Barros André, José Alves Patrício Júnior e Elisa Albuquerque Sampaio; o administrador, Manoel Alexandre Teixeira de Moraes; o vice-prefeito, Anderson Moura; o presidente da Câmara de Vereadores, José Domingues Eurico; o presidente do Conselho de Saúde, Rubens José Catharino; os engenheiros responsáveis pela obra, Paulo Pires Guimarães e Fernando de São José; as vereadoras Marizete Ramos e Rosana Gardeazabal; e os secretários Municipais de Governo, Nilo Vianna; de Fazenda, Carlos Roberto Marchon; de Administração, Rosana de Souza Rodrigues; de Promoção Social, trabalho e Habitação, Ezenildo Santos Moura; de Desenvolvimento Econômico, Wancler Marinho; de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Xico Pintado; de Transporte, Túlio César; e de Esporte e Lazer, Mauri de Lanes; além dos subsecretários Municipais de Cultura, Ricardo Adriano; e de Defesa Civil, Carlos Alexandre Carneiro.


Foto 1: Zezinho, Marcelo, Rosana, Anderson, Marizete, André e Dr. Eduardo - Foto 2: Anderson Moura, paciente Sr. Edson, vereador Zezinho, vereadora Rosana, André Monica e Marcelo - Foto 3: Sr. Edson, Xico Pintado, André e Rosana - Foto 4: André Monica,Anderson Moura, Marcelo Amaral, Dr. Eduardo e Sra. Norma Simões - Foto 5: André Monica, Anderson Moura e Marcelo Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia