sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Polícia declara guerra à bandidagem em Maricá

Por: Ana Luísa Freitas

AS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR INTENSIFICAM AÇÕES PARA DIMINUIR A CRIMINALIDADE NA CIDADE


Agentes da 82ª DP (Maricá), após trabalho intenso de investigação, prenderam Bruno Henrique Inácio da Costa, o Bruninho, e Carlos Vinicius Rangel de Almeida, o Gordo, integrantes de uma quadrilha de roubos de veículos, e acusados do assassinato do oficial de Justiça Enoc Feliciano da Silva. Também foram presos dois bandidos responsáveis por dezenas de assaltos, conhecidos como “saidinhas de bancos”, em cidades das Regiões Metropolitana e dos Lagos. José Luiz Moura, 43, e Wesley Faria da Silva, de 19 anos, também são acusados de participarem da morte do policial militar reformado Jesse Pereira de Souza, de 70 anos, em São Gonçalo. Visando melhorar cada vez mais o setor na área de segurança a 4ª Companhia intensifica o patrulhamento no centro da cidade.


Polícia dá resposta e prende dupla que matou o oficial de Justiça


Após intensa investigação, agentes da 82ª DP (Maricá) prenderam na tarde do dia 23 de novembro, dois integrantes de uma quadrilha de roubos de veículos, responsáveis pelo assassinato do oficial de Justiça Enoc Feliciano da Silva. O crime ocorreu no dia 30 de setembro, na rodovia RJ-106, altura de Inoã, em Maricá. Enoc tinha problemas de audição e por isso não atendeu às ordens dos bandidos para que parasse o carro.

Devido a escuta telefônica, autorizada pela justiça, os policiais conseguiram capturar Bruno Henrique Inácio Costa, o Bruninho, de 20 anos, próximo do Fórum da cidade, onde teria ido para assinar uma sentença de outro processo. O criminoso foi o autor do disparo que vitimou o promotor e ainda seria o gerente do tráfico em uma favela no Jóquei, em São Gonçalo. “Escutamos conversas do Bruninho durante 22 dias. Nessas ligações ele recebia encomendas de peças de carros e de drogas”, contou um policial.

Através da prisão do Bruninho, os agentes prenderam um outro integrante do grupo. Carlos Vinicius Rangel de Almeida, o Gordo, de 20 anos, foi preso em jardim Catarina e estava com um Fox preto, placa LPC-2362, roubado no dia 17 de novembro, na área da 74ª DP (Alcântara). “O Gordo era o homem forte da quadrilha de roubos de carros. Ele não tinha ligação com o tráfico”, disse um policial.

Bruno também já foi reconhecido como autor do roubo de uma moto, ocorrido em Maricá, em março.

Em depoimento, Bruno confirmou que já praticou mais de 40 roubos de veículos na região.

Um outro integrante da quadrilha especializada em roubar veículos que também participou do assassinato do promotor, seria Nerival Carvalho de Souza Noleto, o Val, de 20 anos. Ele foi preso no início de novembro, em São Gonçalo, após roubar um carro na área da 75ª DP (Rio do Ouro). De acordo com a polícia, o Bruninho estaria com ele e teria sido o autor dos disparos contra a viatura da polícia durante a perseguição. “Depois de percorrerem quilômetros, os dois abandonaram o carro e continuaram a fuga a pé. Nerival foi alcançado devido a um problema na perna. Na ocasião, o Bruninho conseguiu fugir”, contou um policial. Bruninho e Gordo foram levados para a 82ª DP (Maricá), onde o caso foi registrado.


Apontado como vendedor de drogas ao lado de escola vai para o xadrez

Polícia investiga esquema de iniciação de alunos nas drogas


Uma denúncia anônima levou à prisão em flagrante de Márcio Mattos Rodrigues, o Macro, de 31 anos, no dia 12 de novembro, por policiais do 12º BPM (Niterói). Com ele foram encontrados 42 sacolés de cocaína e um cigarro de maconha. Segundos os policiais, o acusado vendia drogas em uma casa, ao lado de uma escola municipal, em Ponta Negra. A prisão de Macro vai levar a polícia a investigar a existência de uma quadrilha especializada em vender drogas para alunos de colégios municipais e estaduais em Maricá.

Os policiais investigavam as atividades de Márcio e o irmão na porta da escola.

O rapaz foi preso quando pulava o muro de uma residência. Ele estava com as drogas na companhia de um homem de 28 anos, que foi envolvido no inquérito apenas como testemunha da prisão de Macro. Os dois foram encaminhados à 82ª DP (Maricá), onde os policiais iniciaram as investigações para conhecer as atividades do grupo. Macro foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Segundo os policiais, é possível que o grupo faça parte de uma quadrilha que teria um grande esquema de iniciação de alunos nas drogas.


Detido por estupro de adolescente


O pedreiro Valter Antônio Rosa, o Valteerre, de 46 anos, foi preso acusado de estuprar e manter em cárcere privado uma adolescente de 16 anos.

Procurado pela Justiça de Minas Gerais, o morador de Itaipuaçu, foi capturado no dia 17 de novembro, em casa, na rua 19, loteamento São Bento da Lagoa após ser apontado por uma vizinha como autor da violência contra sua filha. A mulher afirmou que o abuso vinha acontecendo há três meses, e que a menina não contou antes pois estava sendo ameaçada de morte pelo criminoso.

Policiais da 82ª DP (Maricá) vão investigar se Valter tem envolvimento com outros estupros ocorridos na região.

No inicio do mês, foi a vez do eletricista autônomo, identificado como Paulo Sérgio, de 59 anos, ser preso pelo mesmo crime. A vítima foi a jovem B.M., de 22 anos, que conseguiu fugir depois de ser esfaqueada na perna direita. A jovem contou que teria sofrido violências sexuais.O crime aconteceu no dia 4 de novembro, em Itaipuaçu, Maricá.

Segundo policiais, a mulher contou que foi atacada depois de ter se recusado a manter relações sexuais. Revoltado com a recusa, segundo a mulher Paulo a teria mantido em cárcere privado.

A mulher foi levada ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, onde foi medicada. Em seguida prestou depoimento na delegacia de Marica, e foi encaminhada para realizar exames de corpo de delito.


PM enquadra acusados de saidinha de banco


Dois homens foram presos, acusados de integrarem uma quadrilha responsável por dezenas de assaltos, conhecidos como “saidinhas de bancos”, em cidades das Regiões Metropolitana e dos Lagos. Presos no dia 26 de novembro, os dois, identificados como José Luiz Moura, 43, e Wesley Faria da Silva, de 19 anos, também são acusados de participarem da morte do policial militar reformado Jesse Pereira de Souza, de 70 anos, em São Gonçalo, no dia 23.

Segundo a polícia, já foram constatados oito assaltos em “saidinha de banco” praticados pela dupla, sendo dois desses roubos, em Maricá. Wesley foi preso na Estrada do Boqueirão, momentos após praticar um assalto na saída de uma agência bancária. Um revólver calibre 32 foi apreendido, com três munições deflagradas. O caso foi registrado na 82ª DP (Maricá).

Também no dia 26, após denúncia anônima informando que um homem estaria vendendo drogas na Rua Nove, no Retiro, em Maricá, policiais do 12º BPM (Niterói) prenderam José Maria de Castro, de 49 anos, conhecido como ‘Mineiro’. Com ele foram encontrados 57 papelotes de cocaína e oito trouxinhas de maconha. O caso foi registrado na 82ª DP (Maricá).


Mais policiamento nas ruas

PM intensifica patrulhamento na área comercial e bancária


Apesar de investimentos anunciados e o desenvolvimento para lá de esperado, Maricá ainda não conseguiu um dos seus maiores desejos, ou seja, a conquista de um batalhão próprio. A cidade está crescendo a passos largos, mas a decisão de instalar um batalhão no município ainda está sendo estudada, segundo o tenente Caio Ferraz Firme, comandante da 4ª Companhia de Maricá.

“Ter um batalhão em Maricá é uma questão estratégica da própria corporação e do Comando Geral. A reivindicação é antiga e sua viabilidade está sendo estudada”, afirmou o tenente.

Crescimento e aumento da criminalidade parecem estar intimamente ligados. No ano passado, o município registrou 90 apreensões, por conta de furtos. Este ano, segundo o tenente Firme, somente de janeiro até setembro, foram registradas 113 ocorrências do mesmo tipo. Mesmo assim, ele garante que a estatística está dentro do padrão aceitável e que não há motivos para alarme. “Apesar de a estatística estar dentro do padrão, nós estamos tomando medidas preventivas como o policiamento especial para a área bancária e comercial da cidade, onde a incidência de furto é sempre maior. Mas é uma prevenção. Isso não significa aumento na criminalidade”, disse o comandante.

Segundo o tenente, o déficit no efetivo é grande em toda essa região, não só em Maricá, mas em outras cidades também como Rio das Ostras, por exemplo. “A medida que a população cresce, e as autoridades estão vendo isso, a necessidade de um efetivo maior vai aumentando. O Comando Geral da Polícia Militar, juntamente com o governo do Estado, está proporcionando o aumento do efetivo em todo o estado, através de concursos para melhorar o policiamento. Só que aqui na região, o déficit é muito grande. Mas há uma promessa do Comando Geral para aumentar o efetivo em Maricá”, garantiu o tenente.

Quanto ao posto da Rua barão de Inoã, no Centro, o tenente informou que ele precisava colocar um homem ali de plantão, parado. Agora, esse homem está na rua, atendendo diretamente à população. “Foi uma medida para aumentar o policiamento nas ruas”, informou o comandante.

O tenente Firme explicou ainda que a companhia está trabalhando em conjunto com a Polícia Civil e que o resultado tem sido muito positivo, com a elucidação de diversos crimes. “Cada prisão que é feita, tanto pela Civil quanto pela Militar, acaba desvendando outros crimes porque geralmente um criminoso é responsável por diversos delitos e isso acaba sendo descoberto quando é efetuada a prisão”, afirmou o tenente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia