quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Maricá: esperança no arco e flecha

Por: Ana Luísa Freitas e Selma Araujo



O Rio de Janeiro vai sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo, a Olimpíada de 2016. Um evento desta magnitude merece todos os esforços para que seja a maior de todas as festas.
Em Maricá, o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTA), em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), está trabalhando para levar atletas da cidade à grande competição.

A escola oferece aulas particulares, para quem pretende fazer o esporte apenas por hobby e tem aulas para os alunos das escolas públicas de Maricá, para quem fornece todo o material de treinamento e as aulas são gratuitas.

“Já temos hoje sete ou oito pessoas que estão treinando com o arco profissional. Nosso objetivo é formar atletas para as próximas Olimpíadas. O custo desses alunos é todo bancado pela Confederação. O acordo inicial seria de a Prefeitura pagar os dois técnicos, mas como não foi possível, resolvemos dar um jeito para continuar o programa que é muito importante para nós, as crianças e o município”.

Atualmente são 30 alunos de escolas públicas de Maricá que participam das aulas. O objetivo é fazer uma seleção para formar uma equipe profissional. Para o diretor-técnico da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, Eros Fauni, a escola tem chances de classificar alguns atletas. “Temos aqui oito alunos que estão treinando com equipamento profissional e que no início do próximo ano já estará em condições de competir profissionalmente. O custo de cada equipamento fica na base de R$ 2,5 mil. Nós queremos mesmo é formar atletas. Meu sonho é levar os meninos para as Olimpíadas aqui no Rio. Estamos trabalhando sério para conseguir nosso espaço. Com este Centro de Treinamento aqui em Maricá vamos alcançar nosso objetivo. Apesar das dificuldades, os meninos são muito dedicados e têm demonstrado talento nesse esporte”, disse Eros Fauni.

Para que esses meninos melhorem ainda mais o seu desempenho, é preciso que tenham aulas de preparação física. Então, a Confederação já providenciou isso também.

“Já estamos com um preparador físico para cuidar da equipe”, contou Eros.

Segundo o diretor-técnico, o requisito básico para as crianças continuarem no treinamento é ter um bom rendimento escolar. O tiro com arco ajuda muito na escola porque é um esporte de concentração. “Diretores e pais de alunos já notaram a diferença, inclusive tem um aluno que melhorou significadamente a coordenação motora”, explicou o diretor.

Apesar de não ter uma tradição no país, o tiro com arco é um esporte que tem alguns valores expressivos no Brasil. “A nossa visão aqui é conseguir formar arqueiros, que é uma modalidade bem antiga no arco e flecha, mas que no Brasil é uma modalidade relativamente nova por ter poucos praticantes”, explicou o técnico Roberval dos Santos.

A treinadora Dirma Miranda pede mais atenção para a modalidade. “O que falta para esses meninos é o patrocínio. Nós brasileiros temos condições de ajudar essas pessoas, de família simples que precisam de ajuda. Está na hora da sociedade entender que também tem que fazer a sua parte”.

A Escola fica na Av. Beira Mar, nº 340, em Itapeba. O telefone para contato é 2634-8984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia