|
Cerca de 120 coletivos que circulam por Pendotiba e pela Região Oceânica já avisam aos passageiros sobre chegada aos pontos
Quem faz uso de transporte público na Região Oceânica e em Pendotiba já percebeu que em pelo menos sete linhas uma nova função está facilitando a viagem dos passageiros. São os avisos sonoros, que informam sobre as próximas paradas dos ônibus ao longo do trajeto, modelo semelhante ao já utilizado pelo metrô. O dispositivo foi desenvolvido por uma empresa nacional, que já fabrica o ônibus com o mecanismo para auxiliar deficientes visuais. O serviço também ajuda os passageiros que não estão habituados com os itinerários dos coletivos.
Quando o veículo se aproxima do ponto soa um aviso e em seguida uma voz anuncia a localização atual e qual será a próxima parada. Alguns coletivos também mostram a localização por um painel eletrônico próximo ao motorista.
“Ouvimos dos nossos próprios funcionários sobre a necessidade de se criar um sistema que informe ao passageiro qual o ponto que virá a seguir. Nós fazemos reuniões periódicas e os nossos profissionais, que lidam mais com as pessoas, nos dão o retorno com as demandas”, explica o coordenador operacional da Viação Pendotiba, Sebastião Pessanha, responsável pela iniciativa de ativar os dispositivos nos ônibus da empresa.
De acordo com o coordenador, o sistema já está em operação há seis meses e em sete linhas, o que equivale a cerca de 120 coletivos equipados com o novo sistema.
“Temos hoje pelo menos 120 ônibus equipados com o aviso. Nossa meta é que em até dois anos a gente esteja com os avisos em 100% da frota. Isso facilita tanto a vida do passageiro, se por acaso ele não conhecer o itinerário do ônibus, quanto do motorista, que precisa estar concentrado na direção e não pode ter sua atenção desviada. Além de outros usuários do sistema de ônibus, como os portadores de deficiência visual, que, ao ouvirem o aviso, podem se situar melhor”, comenta Pessanha.
Entre os motoristas das linhas dos ônibus, os coletivos diferenciados já estão sendo apelidados de “ônibus falantes”. A iniciativa foi recebida positivamente tanto por quem utiliza, quanto por quem trabalha nos veículos.
“Foi muito bom porque eu fico sozinho no ônibus e muita gente vinha me pedir informação. Com essa nova tecnologia isso diminuiu muito, já que preciso ter atenção no trânsito e não posso olhar para trás para atender os passageiros”, conta Bruno Cunha, 24 anos, motorista da linha 52 (Baldeador x Itaipu).
Dentro do ônibus falante também estava o leiturista Luiz Eduardo, de 40 anos.
“Achei boa a novidade porque não deixa o passageiro que não conhece o trajeto na mão e facilita também a vida do motorista, que não precisa parar para dar informações”, disse.
Lucília Machado, subcoordenadora da divisão de acessibilidade e inclusão do projeto Sensibiliza UFF, programa de trabalho voltado para a implantação de políticas para pessoas portadoras de necessidades especiais, explica que a iniciativa do aviso sonoro nos ônibus da cidade é importante para tornar o portador de deficiência visual mais independente.
“Qualquer novidade que torne a vida do deficiente visual mais fácil já é um grande avanço. Isso vai fazer com que ele tenha mais autonomia para se locomover e não fique tão dependente de pessoas na rua, já que ajudar um portador de necessidade visual é muito difícil. A iniciativa traz benefício não só para o cego, mas para as pessoas em geral”, comemora Lucília.
Procurada, a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) informou que ainda não há projetos de expansão do aviso sonoro para outras linhas da cidade. A autarquia disse também que o sistema se trata de uma melhoria que a empresa oferece para dar mais conforto ao usuário do serviço e que não é obrigatória.
Quando o veículo se aproxima do ponto soa um aviso e em seguida uma voz anuncia a localização atual e qual será a próxima parada. Alguns coletivos também mostram a localização por um painel eletrônico próximo ao motorista.
“Ouvimos dos nossos próprios funcionários sobre a necessidade de se criar um sistema que informe ao passageiro qual o ponto que virá a seguir. Nós fazemos reuniões periódicas e os nossos profissionais, que lidam mais com as pessoas, nos dão o retorno com as demandas”, explica o coordenador operacional da Viação Pendotiba, Sebastião Pessanha, responsável pela iniciativa de ativar os dispositivos nos ônibus da empresa.
De acordo com o coordenador, o sistema já está em operação há seis meses e em sete linhas, o que equivale a cerca de 120 coletivos equipados com o novo sistema.
“Temos hoje pelo menos 120 ônibus equipados com o aviso. Nossa meta é que em até dois anos a gente esteja com os avisos em 100% da frota. Isso facilita tanto a vida do passageiro, se por acaso ele não conhecer o itinerário do ônibus, quanto do motorista, que precisa estar concentrado na direção e não pode ter sua atenção desviada. Além de outros usuários do sistema de ônibus, como os portadores de deficiência visual, que, ao ouvirem o aviso, podem se situar melhor”, comenta Pessanha.
Entre os motoristas das linhas dos ônibus, os coletivos diferenciados já estão sendo apelidados de “ônibus falantes”. A iniciativa foi recebida positivamente tanto por quem utiliza, quanto por quem trabalha nos veículos.
“Foi muito bom porque eu fico sozinho no ônibus e muita gente vinha me pedir informação. Com essa nova tecnologia isso diminuiu muito, já que preciso ter atenção no trânsito e não posso olhar para trás para atender os passageiros”, conta Bruno Cunha, 24 anos, motorista da linha 52 (Baldeador x Itaipu).
Dentro do ônibus falante também estava o leiturista Luiz Eduardo, de 40 anos.
“Achei boa a novidade porque não deixa o passageiro que não conhece o trajeto na mão e facilita também a vida do motorista, que não precisa parar para dar informações”, disse.
Lucília Machado, subcoordenadora da divisão de acessibilidade e inclusão do projeto Sensibiliza UFF, programa de trabalho voltado para a implantação de políticas para pessoas portadoras de necessidades especiais, explica que a iniciativa do aviso sonoro nos ônibus da cidade é importante para tornar o portador de deficiência visual mais independente.
“Qualquer novidade que torne a vida do deficiente visual mais fácil já é um grande avanço. Isso vai fazer com que ele tenha mais autonomia para se locomover e não fique tão dependente de pessoas na rua, já que ajudar um portador de necessidade visual é muito difícil. A iniciativa traz benefício não só para o cego, mas para as pessoas em geral”, comemora Lucília.
Procurada, a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) informou que ainda não há projetos de expansão do aviso sonoro para outras linhas da cidade. A autarquia disse também que o sistema se trata de uma melhoria que a empresa oferece para dar mais conforto ao usuário do serviço e que não é obrigatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre essa notícia