quinta-feira, 28 de maio de 2015

Representantes de organização internacional avaliam positivamente o programa “Mais Médicos” em Maricá

Representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) visitaram Maricá, na manhã de quarta-feira (27/05), para avaliarem no município o funcionamento do “Mais Médicos”, programa federal que visa a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A comitiva - composta pelo consultor internacional OPAS para o Programa “Mais Médicos”, Ariel Ramos; pela consultora internacional OPAS para o Estado do Rio de Janeiro, Arelys Delgado; e o representante do Ministério da Saúde, Marcos Pinheiro - visitou duas unidades de saúde (as do bairro Guaratiba e de Barra de Maricá) e, em seguida, se reuniu com o prefeito Washington Quaquá, em seu gabinete.


A secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, explicou que a escolha das unidades que foram visitadas se deu de forma aleatória, respeitando aquelas que tenham em seu quadro de funcionários médicos cubanos. “Como gestora municipal, sinto-me lisonjeada por Maricá ter sido selecionada para participar desse processo de avaliação. Isso reitera a importância do programa para a OPAS, Ministério da Saúde, Prefeitura, e, principalmente, para os usuários maricaenses”. Para a secretária, o “Mais Médicos” colabora para a ampliação do acesso à saúde pública. “Estamos muito satisfeitos com o atendimento prestado pelos profissionais do programa, pois acreditamos que a formação que eles tiveram é totalmente voltada para a Atenção Básica. Reforçamos o nosso compromisso em fortalecer o sistema de saúde público, universal, gratuito, integral, equitativo e de qualidade, e na defesa do acesso universal, tendo como base a saúde como direito”, completou a secretária.


No total, desde a implantação do programa, em março de 2014, Maricá já recebeu 13 médicos que fazem parte do “Mais Médicos”. São seis cubanos, um uruguaio, uma espanhola e cinco brasileiras (sendo duas formadas em Cuba), que atuam nas unidades dos bairros Chácara de Inoã, Recanto de Itaipuaçu, Santa Paula, Inoã II, São José do Imbassaí I,  São José do Imbassaí II,  Ponta Grossa, Bairro Amizade, Mumbuca, Ubatiba, Guaratiba, Bambuí e Barra de Maricá. Está prevista a chegada de mais um profissional para o município pelo programa.

OPAS
Criada em 1902, a OPAS é a mais antiga agência internacional especializada em saúde do mundo, dedicada a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. Sediada em Washington, nos Estados Unidos, atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas e faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).


Ariel Ramos avaliou positivamente a forma como o programa está sendo executado no município. “Estou muito satisfeito com o funcionamento do “Mais Médicos” em Maricá. Existe total engajamento e entrosamento entre os profissionais do programa e as equipes das unidades de forma a impactar e a contribuir diretamente para a consolidação de resultados que comprovem a melhora da saúde da população. O trabalho aqui desenvolvido está muito avançado”, declarou. Sobre o programa, o consultor acrescentou ainda que o “Mais Médicos” segue com coerência as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre a cobertura universal em saúde, o fortalecimento da atenção básica e primária no setor e a equidade na atenção à saúde da população. “Essa iniciativa ajudou a levar profissionais ao interior e periferias do Brasil. Países que têm os mesmos problemas que o Brasil estão colhendo resultados da implementação de medidas semelhantes”, ressaltou o consultor.
Fonte: Prefeitura de Maricá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia