quinta-feira, 21 de maio de 2015

Em parceria com Educação, vermelhinhos da EPT levam alunos da rede municipal a centros culturais

A Empresa Pública de Transportes – que pôs fim ao monopólio dos transportes públicos na cidade, tornando Maricá a primeira cidade com mais de 200 mil habitantes a oferecer ônibus com tarifa zero – estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Educação, que consiste em aproveitar períodos de ociosidade da frota para levar mensalmente, nos finais de semana, os alunos da rede municipal, acima de sete anos, a visitas culturais em museus, teatros, monumentos históricos, entre outros.

O projeto teve início em abril, quando 23 crianças do C.E. Joana Benedicta Rangel foram levadas ao Teatro Municipal de Niterói para assistirem ao espetáculo “Sonho de uma noite de verão”, versão contemporânea da obra de William Shakespeare, produzida especialmente pela Cia Ballet de Niterói. Aquela foi a primeira vez em que as 23 crianças assistiram a um espetáculo teatral. 

A diretora do colégio, Luzia Ribeiro, ressaltou a importância do passeio para as crianças e descreveu a reação dos alunos ao primeiro contato com o teatro. “Ver o brilho nos olhos das crianças nos dá a sensação de dever cumprido. A cultura é um fator primordial na construção do caráter de um indivíduo, não existe educação sem cultura”, disse. É importante ressaltar que a EPT cuida de cada etapa do projeto, desde conseguir as cortesias (ingressos cedidos pela casa de espetáculo ou pela produção), a acompanhar as crianças durante o trajeto, além de recebê-las no evento e fornecer um lanche.

Para o presidente da autarquia, Luiz Carlos dos Santos, a atividade é o elo entre as crianças e as atividades culturais na busca do crescimento e do amadurecimento da aprendizagem com inserção de valores educacionais. “A EPT abre as portas dos seus coletivos para a transformação pessoal e social das crianças. A cultura artística é uma verdadeira aula extracurricular que estimula e complementa a aprendizagem no campo educacional", avalia. "Transportar esses estudantes que representam nosso futuro é um papel fundamental na construção das políticas públicas. Pensamos o transporte para o município aliado ao binômio cultura e educação, que são sempre a base de todos os projetos", finaliza Luiz Carlos.


Nos dias 23, 24, 30 e 31 de maio, alunos das escolas municipais E. M. Carlos Magno Legentil de Mattos, E.M. Inoã, E.M. Amanda Peña de Azevedo Soares, E.M. João Monteiro e E.M. Darcy Ribeiro também serão contemplados com a ida ao Teatro Municipal de Niterói para assistirem às apresentações de “Sonho de uma Noite de Verão” e “Romeu & Julieta”, ambas de Shakespeare. A seleção das escolas é feita pela Secretaria Municipal Adjunta de Educação.
Fonte: Prefeitura de Maricá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia