Obra integra plano
de preservação do complexo lagunar da cidade
O prefeito de Maricá, Washington
Quaquá, e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, inauguram nesta
quinta-feira (16/01), às 17h30, a Ponte da Barra de Maricá, construída para
integrar os bairros de Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra à região
central da cidade. A nova estrutura integra a RJ-102, atual Avenida Maysa, tem
172 metros de extensão e foi erguida numa parceria entre o município e o
governo estadual (por meio do FECAM, o Fundo Estadual de Conservação Ambiental
e Desenvolvimento Urbano).
Fotos: Clarildo Menezes
Com a abertura da ponte um problema
histórico na cidade será extinto: os alagamentos em Barra de Maricá causados
por enchentes – como a ocorrida no verão de 2010 e que isolou as regiões
da Barra e de Cordeirinho por vários dias, causando transtornos e prejuízos à
população. Parte de um pacote de ações para proteger e revitalizar o complexo
lagunar de Maricá, a nova ponte foi projetada pelo governo estadual a pedido da
Prefeitura, para permitir que fosse garantida a ligação entre a água da lagoa e
o mar, sem a necessidade de bloquear a passagem de pedestres e veículos na
área.
“A construção da ponte é uma
reivindicação histórica dos pescadores, por exemplo, além de ser essencial para
conseguirmos sanear o sistema lagunar por meio da abertura de um canal”,
ressalta o prefeito Washington Quaquá.
Segundo o secretário municipal de
Desenvolvimento Urbano, Celso Cabral, o projeto original da ponte já previa a
conexão controlada entre lagoa e mar, para aumentar os níveis de oxigenação na
lagoa em períodos de evaporação intensa, ou o esvaziamento temporário dela
quando o nível d’água estiver acima dos limites de segurança. “Quem vive
naquela região sabe a importância da obra para evitarmos a repetição das cenas
vistas em 2010. O projeto teve todas as justificativas técnicas estudadas e
aprovadas pela secretaria Estadual do Ambiente”, explica.
Fotos: Clarildo Menezes
Por enquanto, a abertura do canal
será feita manualmente, quando necessário, sob orientação do Instituto Estadual
do Ambiente, mas a Prefeitura planeja construir uma eclusa no local. A ponte
custou R$ 10,6 milhões, dos quais R$ 2,4 milhões em recursos próprios e o
restante repassado pelo governo estadual. A obra foi iniciada em dezembro de
2011.
A reboque da ponte, novas melhorias
para a região
Durante a construção da nova ponte, a
Prefeitura elaborou um projeto complementar para modernizar o entorno da lagoa
e aumentar o potencial turístico de Barra de Maricá. Estão previstos novos
equipamentos públicos, com áreas de lazer, pontos de observação da natureza com
deques, estacionamentos e uma iluminação especial.
Além disso, equipes da secretaria
municipal de Obras atuam nos últimos meses na urbanização das principais vias
ao redor dos acessos à ponte. A região também passou por modificações viárias
para reordenar o trânsito, como o fechamento definitivo da Rua João Joaquim da
Costa, que será transformada numa área de convivência.
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