Objetivo do alerta é evitar tragédias no próximo verão (Foto: arquivo/ Kiko Charret) |
Representantes da Secretaria Estadual do Ambiente e das defesas civis do estado e de 19 municípios do Rio de Janeiro, se reuniram ontem para o aperfeiçoamento do Sistema de Alerta de Cheias nestas áreas. São Gonçalo já tem lei aprovando a criação do sistema na cidade.
No encontro foi anunciada a aquisição de dois radares meteorológicos que preveem a intensidade e o volume de chuva em no máximo três horas. Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, essa tecnologia deve ser empregada no início do próximo ano, assim como a instalação de estações de radiocomunicação nas regiões norte e noroeste do estado.
“Não adianta produzir uma informação boa, tem que ter uma estrutura boa e exercícios. Nós vamos fazer exercícios para treinar a população treinar. O Brasil não tem a cultura da prevenção”, alertou.
O Sistema de Alerta de Cheias existe há quatro anos e é uma iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Prevenção - Em São Gonçalo, projeto do vereador Marlos Costa (PT), autoriza o poder executivo a emitir alertas assim que a cidade obtiver informações de chuvas fortes, consideradas como tempestade ou outras intempéries da natureza, assim como a evacuação imediata da população que vive em áreas de risco. Além de haver uma verificação do tráfego de veículos nas áreas propensas a alagamento.
Fonte: São gonçalo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre essa notícia