A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, aberta dia 1º de novembro, será encerrada no próximo dia 30. Em entrevista a uma rádio do interior fluminense nesta sexta-feira (13/11), o secretário de agricultura do estado e deputado estadual licenciado, Christino Áureo, alertou aos produtores rurais sobre a importância da vacinação contra a doença.
- Faço um alerta aos produtores rurais que imunizem o seu rebanho contra a febre aftosa. A incidência da doença impede a exportação de carne bovina e faz com que os animais percam o seu valor de mercado – disse o deputado, ressaltando que a vacinação é tão importante para a saúde pública quanto para a economia fluminense.
Christino Áureo acrescentou que o Estado do Rio está livre da aftosa há 13 anos, e a manutenção deste índice é importante para todo o país. Para adquirir a vacina, os pecuaristas podem se dirigir a um dos 116 estabelecimentos cadastrados no estado que estão comercializando o produto. Christino Áureo disse ainda que o trabalho de conscientização das equipes de Defesa Agropecuária, com o apoio dos municípios, junto aos produtores tem sido fundamental no combate a doença.
– A participação dos pecuaristas é fundamental para a manutenção do status de “Livre da Febre Aftosa com Vacinação” e ainda para novas conquistas, como a redução das etapas de vacinação por faixa etária – frisou.
Segundo o superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, o prazo de vacinação não será prorrogado. Após a imunização, o criador deverá entregar a declaração de vacinação no Núcleo de Defesa Agropecuária de sua região ou nos Postos Municipais de Defesa Agropecuária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre essa notícia