Preocupada com o resgate da história dos maricaenses ilustres que se destacaram no cenário nacional, a Secretaria Municipal de Cultura de Maricá irá homenagear no próximo dia 27 de outubro, o aniversário de nascimento de Domício da Gama .
Domício da Gama
Nascido em Ponta Negra,em 23 de outubro de 1862, Domicio da Gama se notabilizou como jornalista, tendo trabalhado na Gazeta de Noticias, ocasião em que escreveu contos, crônicas e críticas literárias, dos quais se destacam o “Contos a meia tinta”( 1891) e “Histórias curtas”(1901).
Apoiado pelo Barão do Rio Branco, Domicio exerceu várias funções na Chancelaria Brasileira, ocupando dentre outras os cargos de Embaixador do Brasil na Santa Sé, no Peru , nos Estados Unidos e na Inglaterra, culminando sua carreira diplomática como Ministro da Relação Exteriores .
Foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras tendo ocupado a sua Presidência em 1919.
O Secretário de Cultura Emanuel de Melo Vieira, informou que será instalada no mesmo dia na Casa de Cultura ás 17 horas uma Mostra sobre a vida e a obra de Domicio, bem como sobre a história do estabelecimento de ensino que leva o nome do homenageado.
Enfatizou o Secretário que uma das prioridades da Secretaria de Cultura, por determinação do Prefeito Washington Quaquá, será o de resgatar a cultura nativa, o patrimônio material e imaterial do município e a história dos seus filhos ilustres.
Nesta mesma ocasião será reinaugurada na Casa de Cultura a sede da Academia de Ciência Letras e Artes de Maricá, cujo patrono é o homenageado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre essa notícia