Os alunos aprenderão, gratuitamente, técnicas utilizadas nas padarias e confeitarias na confecção de pães, bolos, tortas, biscoitos, doces, entre outros produtos.
Já estão abertas as inscrições para os cursos de Técnicas de Padaria e de Técnicas de Confeitaria oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Maricá, através do projeto PORTAS, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O Projeto é uma iniciativa da Subsecretaria de Cooperativismo e Economia Solidária, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Participação Popular, que tem como objetivo desenvolver estratégias de trabalho e renda para as famílias que atendam os critérios de vulnerabilidade social, bem como fornecer apoio aos grupos e empreendedores individuais que estejam ativos no mercado e que desejam ampliar seu espaço de negócios. As aulas começam no dia 4 de outubro e terminam no dia 02 de zembro.
Estão sendo oferecidas 36 vagas para os moradores do município, sendo 18 para o curso de Técnicas de Padaria, no horário da manhã, e 18 para o curso de Técnicas de Confeitaria, no horário da Tarde. Os alunos aprenderão técnicas utilizadas nas padarias e confeitarias na confecção de pães, tortas, biscoitos, doces, bolos, entre outros produtos. Os interessados podem se inscrever, até o dia 3 de outubro, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de São José de Imbassaí (Rua Tinharé, Quadra 2, lote 2 – Vilar Maricá) ou na Secretaria de Assistência Social e Participação Popular, localizada na Rua Álvares de Castro, 607, no Centro, de 04 de outubro a 02 de dezembro, munidos dos seguintes documentos: original e xerox da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (21) 2637-8506 (CRAS) e (21) 2637-3648.
O Projeto – Segundo a subsecretária de Cooperativismo e coordenadora do projeto, Flávia Rodrigues, em dezembro haverá formatura dos alunos e distribuição de certificados do Senai para quem concluir os cursos. Ela esclareceu que o PORTAS pretende contribuir com a formação de novos cidadãos e com o seu aperfeiçoamento profissional.
“Já realizamos outros cursos no CRAS de São José, como o de Técnicas em Impermeabilização, que aconteceu em julho deste ano, pelo SENAI e Sika S.A/Brasil. O curso teve como foco o aperfeiçoamento de profissionais da construção civil em impermeabilização, com utilização de tecnologia avançada para impermeabilização de Lages, paredes e outras superfícies. Esses cursos têm contribuído bastante para a inserção dos moradores no mercado de trabalho”, garante a subsecretária.
Aula Inaugural do Projovem Trabalhador em Maricá será na próxima quinta-feira
O prefeito Washington Quaquá, e a secretária de Trabalho e Emprego, Márcia Cristina Garcia, participam, na próxima quinta-feira, dia 30 de setembro, às 17 horas, da Aula Inaugural dos cursos do Projovem Trabalhador, no Esporte Clube Maricá. Ao todo são mil moradores do município que estarão fazendo os cursos de capacitação gratuitos em seis áreas distintas: Turismo e Hospitalidade (barman, garçom, copeiro), Telemática (técnicas de informática, telecomunicações e telemarketing informatizado), Administração (noções de rotinas e conceitos fundamentais da administração), Alimentação (doces, salgados, confeitaria, doces em compotas e geléias), Beleza e estética (maquiagem, manicure, pedicure, cabeleireiro) e Construção e reparos (eletricista predial, bombeiro hidráulico e pintor predial).
Durante seis meses dos cursos do Projovem Trabalhador, que é uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Ministério do Trabalho, os alunos irão receber ainda um auxilio financeiro de R$ 100 mensais. Para isso, é preciso que o estudante tenha, no mínimo, 75% de presença mensal nas aulas. O objetivo desse programa é, ao final do curso, inserir 30% dos alunos no mercado de trabalho, através de parcerias com empresas do município. De acordo com a secretária municipal de Trabalho, Márcia Garcia, esta é uma boa oportunidade para os moradores se qualificarem e absorverem as vagas de emprego que estão surgindo na região.
“Temos a implantação do Comperj em Itaboraí e o início da exploração da camada de petróleo do pré-sal aqui em Maricá. Muitas dessas empresas que estão se instalando na região, precisam de bons profissionais. Por isso, é fundamental que tenhamos mão-de-obra qualificada no município, para absorver essas vagas que estão surgindo”, afirmou a secretária.
Reportagem: Denilson Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre essa notícia