terça-feira, 16 de março de 2010
Faixa no Cristo Contra a Covardia em Defesa do Rio
Todos juntos em defesa do Rio de Janeiro
Por: Alexandre Felipe/ Subsecretário da Região Metropolitana do RJ
O Subsecretário Alexandre Felipe se reuniu com representantes dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense, (CONLESTE), no dia 15 de março, com objetivo de definir estratégias de ação em apoio à grande caminhada CONTRA A COVARDIA, EM DEFESA DO RIO, que será realizada amanhã, dia 17 de março às 17h, da Candelária a Cinelândia.
O subsecretário convocou todos a participarem do movimento e falou sobre a importância desse ATO PÚBLICO em defesa do patrimônio do Estado do Rio de Janeiro.
Precisamos defender o que é nosso por direito, são recursos garantidos pela Constituição e essenciais para garantir investimentos em diversos setores do Estado do Rio, como saúde, educação, segurança, disse Alexandre Felipe..
Estiveram presentes o Secretário de Planejamento de São Gonçalo, Luiz Rodrigues Paiva, Subsecretário de Planejamento de São Gonçalo, Cid Reis, Secretário Geral do CONLESTE, Álvaro Adolpho, Secretário de Governo de Itaboraí, Luiz Vieira, Secretária de Projetos de Maricá, Luciana Andrade Viannna e Manoel Vaz de Lima, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Industria do Plano da Construção Civil do Mobiliário de São Gonçalo e Região.
Na ocasião o Subsecretário solicitou o empenho dos municípios em apoio ao ATO, assim como na distribuição de panfletos à população e a presença dos Prefeitos na caminhada em defesa dos Royalties do Rio de Janeiro.
A empresa Barcas S.A disponibilizou às 15h a travessia gratuita dos manifestantes e garantiu o retorno de todos.
Acompanhando determinação do Governador Sérgio Cabral,que decretou ponto facultativo no dia 17 de março para que a população fluminense possa expressar sua indignação contra a emenda Ibsen Pinheiro,todos os municípios do CONLESTE também aderiram ao decreto.
VAMOS JUNTOS LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS E DEFENDER O PATRIMÔNIO DO NOSSO ESTADO !
Quaquá convoca população para a manifestação pelos royalties
O Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, decretou ponto facultativo no dia 17 de março, quarta-feira, a partir das 12 horas, devido à convocação do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para a caminhada “Contra a covardia, em defesa do Rio”, que começa às 17 horas e vai da Candelária à Cinelândia.
O objetivo da manifestação é impedir a aprovação da emenda Ibsen Pinheiro, que altera a distribuição de royalties da exploração do petróleo e diminui a parte dos Estados produtores, como o Rio de Janeiro, onde o município de Maricá, futuro produtor, também sai perdendo.
Dessa forma, o prefeito convoca os funcionários municipais e a população para participar do protesto. Os servidores deverão comparecer às 13 horas na Prefeitura Municipal de Maricá, de onde sairá uma caravana com destino à Avenida Rio Branco, Centro do Rio, local do início da passeata.
INFORME/ ROYALTIES DO PETRÓLEO
A Prefeitura de São Gonçalo informa que, uma comissão participou no dia 15 de março de uma reunião do CONLESTE, em Itaboraí, para tratar da organização da passeata, liderada pelo governador do estado, Sérgio Cabral, na próxima quarta-feira, dia 17 de março, no Rio de Janeiro. O motivo da adesão é a redução dos royalties do petróleo. São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Rio Bonito e Maricá, decidiram unificar os municípios na campanha.
Para dar força ao movimento, a Prefeitura de São Gonçalo vai colocar a disposição dos gonçalenses, 30 ônibus que serão enviados à passeata. E já a partir de amanhã (16/3), 100 mil panfletos vão estar nas ruas, divulgando a ação.
A prefeita Aparecida Panisset confirmou a presença no ato, no Rio de Janeiro.
Rosinha reúne sociedade civil para detalhar o ato no Rio
Por Jualmir Delfino
A Prefeita Rosinha Garotinho se reuniu nesta segunda-feira (15) com todos os dirigentes das entidades da sociedade civil organizada para agradecer o atendimento e empenho de todos na campanha “Justiça para quem produz”, que luta para evitar a aprovação da emenda Ibsen.. Sobre a proposta apresentada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), que propõe ao governo federal arcar com as perdas impostas aos municípios produtores, a prefeita adiantou que não atende aos municípios produtores.
Durante a reunião, realizada no gabinete, Rosinha tratou com os dirigentes das entidades a organização das caravanas que vão partir de Campos para o evento no Rio, na próxima quarta-feira (17). O ato será a partir das 16h, na Candelária.
Na reunião foram acertados 65 ônibus para transportar pessoas de Campos para o ato. A saída da cidade está prevista para às 8h. A prefeita informou que até amanhã (terça-feira, 16), todos detalhes vão ser definidos e anunciados. Durante entrevista coletiva, agradeceu o apoio da imprensa, além da participação expressiva da população, tanto nos atos realizados no dia quatro, na Praça São Salvador, quanto no dia dia 11, na BR-101.
Por causa do grande interesse demonstrado na participação do ato, a prefeita Rosinha decretou ponto facultativo na quarta-feira (17). Os ônibus serão custeados por diversas instituições e entidades, como Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), Instituto Federal (IFF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic), Associação dos Farmacêuticos do Norte Fluminense, Sindicato Rural de Campos, Sindicato dos Ceramistas de Campos, Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), Faculdade de Medicina de Campos (FMC), entre outros.
A prefeita aproveitou a oportunidade para recordar toda sua luta em defesa dos royalties, como presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) e membro da mesa diretora da Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup). “Fui a diversos ministros, deputados e senadores, encaminhando uma contra-proposta à decisão de redividir os royalties do pré-sal, muito antes da emenda de Ibsen Pinheiro ser enviada à Camara de Deputados”, disse Rosinha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
sim
ResponderExcluir