quarta-feira, 16 de julho de 2014

Lula participa de inauguração e diz que Haddad será bom cabo eleitoral

Ex-presidente participou pela primeira vez de inauguração com prefeito. No fim de maio, Haddad teve gestão aprovada por 17% em pesquisa.


Roney DomingosDo G1 São Paulo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (16) que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), será um bom cabo eleitoral nas eleições de outubro.
Lula participou, ao lado de Haddad, da inauguração da segunda Central Mecanizada de Triagem construída por concessionárias de coleta de lixo. Foi a primeira participação do ex-presidente em uma inauguração na gestão Haddad.

Logo que chegou ao evento, Lula conversou com jornalistas e disse que estava "precisando falar". "Estou precisando responder a algumas pessoas", afirmou. Entretanto, Lula não fez discurso durante o evento e, ao ir embora, disse que em vez de falar daria prioridade a Haddad, para que o prefeito pudesse explicar a central de triagem. O ex-presidente respondeu a apenas duas perguntas enquanto se dirigia para o carro.
Na primeira, disse que não leu artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com críticas a ele publicado na terça-feira (15). Depois, questionado sobre a importância de Haddad na campanha petista, Lula se limitou a dizer que o prefeito será um bom cabo eleitoral.
A ida de Lula ao evento é apontada por lideranças petistas como forma de aumentar a popularidade de Haddad e ajudar indiretamente na campanha do ex-ministro Alexandre Padilha (PT) ao governo do estado.
Segundo pesquisa Datafolha divulgada em 30 de maio, a administração de Haddad tem aprovação de 17% dos paulistanos. Dentro do partido, há receio de que o índice comprometa a campanha de Padilha.
Haddad negou relação da ida de Lula ao evento com sua popularidade e disse que ela tem ligação com interesse de Lula pelo tema. "O presidente tem um carinho por essa agenda. Ele quis ir ao (programa) Braços Abertos, não pôde ir.  Ele quis acompanhar o príncipe Harry (em visita à Cracolândia), não pode ir. Ele quis ir à Ponte Pequena (onde foi inaugurada a primeira central de triagem) e não pode ir", disse Haddad.
"E aí surgiu uma oportunidade na agenda para ele participar. Foi a primeira inauguração que o presidente participa. Para mim, se eu pudesse, teria o presidente todos os dias conosco  porque ele sempre valoriza muito as iniciativas da Prefeitura", disse Haddad.
Na terça-feira (15), durante evento em São Paulo, Padilha disse que não vê relação entre a aprovação de Haddad e seu desempenho nas eleições. "O que eu como paulistano mais espero do prefeito Haddad, é que ele faça o que tem que ser feito na cidade de São Paulo, enfrente os desafios que São Paulo tem", disse.
Padilha listou realizações do companheiro petista. "Começou no primeiro ano realizando vários temas da sua gestão, entregou o bilhete único mensal, acabou com a aprovação automática na educação da cidade de São Paulo, começou a implantar os corredores de ônibus, a Rede Hora Certa. A expectativa é que tenho que vou torcer, ajudar e trabalhar muito para que conclua na sua gestão aquilo que ele se comprometeu a fazer”, disse.
Segunda unidade de triagem
O ex-presidente acompanhou o prefeito na abertura da segunda central de triagem construída durante a gestão Haddad. A unidade “Carolina Maria Jesus” foi instalada em Santo Amaro, na Zona Sul. A primeira foi entregue  em junho, na Ponte Pequena. As obras estavam previstas no contrato da Prefeitura com a empresa e fazem parte da meta municipal de elevar a coleta seletiva de 2% para 10%.
A construção das unidades é de responsabilidade das concessionárias que exploram a coleta de lixo na cidade. As obras estão previstas como contrapartidas nos contratos firmados com as empresas. A iniciativa integra o programa SP Recicla, que reúne todos os projetos do governo municipal relacionados à coleta seletiva.
A unidade em Santo Amaro foi construída na Avenida Miguel Yunes pela concessionária Ecourbis (responsável pela coleta domiciliar nas zonas Sul e Leste) em um terreno de 3.500 metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia