sexta-feira, 11 de julho de 2014

Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Divulgação
O Circuito Ecológico de Maricá, projeto da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, acontece neste domingo (13/07) nas grutas do Spar, em Inoã. As inscrições são gratuitas, acontecem até esta sexta-feira (11/07) na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro) e é destinado a todas as idades. O passeio será acompanhado por guias turísticos da Prefeitura e agentes da Defesa Civil.

O percurso tem duas horas de duração e é realizado num conjunto de quatro galerias de minas desativadas há quase meio século, onde eram extraídas as pedras malacacheta e feldspato. No local, os visitantes também encontrarão um lago natural e vegetação típica da Mata Atlântica. A coordenadora do projeto, Márcia Freitas, orienta os aventureiros a usarem roupas leves, calçados apropriados e chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. "É obrigatório que todos os participantes levem lanternas", reforça a coordenadora.

Para participar da caminhada, é necessário preencher um formulário com um documento de identificação e endereço até sexta-feira na Secretaria de Turismo. "Só pode participar do passeio quem fizer a inscrição prévia", adverte Márcia.  As vagas para transporte gratuito são limitadas (até 25 pessoas), mas os aventureiros também podem utilizar transporte público ou veículos próprios para chegar até o local de início da caminhada. O ponto de encontro é às 8h na praça em frente à Capela de São João Batista, na entrada do Spar, em Inoã. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-5094.
O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013, em diferentes trilhas da cidade, e atrai em média 25 pessoas. A Prefeitura já promoveu caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia), Cachoeira do Espraiado, Silvado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju, na região central, Praia da Sacristia, entre Jaconé e Ponta Negra, entre outros pontos turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia