Foto: Bruno Itan/Imprensa RJ/Cortesia |
O Governo do Estado inaugurou na segunda-feira (23/6) o novo sistema de abastecimento de água do município de Tanguá. Com investimento de R$ 6 milhões realizados em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) I, as obras triplicam a oferta de água para o município, beneficiando diretamente uma população de 34,5 mil moradores. As intervenções ampliam a vazão de água dos atuais 100 mil litros por hora para 300 mil litros, atendendo aos bairros Bandeirante 1, Bandeirante 2, Pinhão e Centro.
O governador Luiz Fernando Pezão disse que Tanguá está numa área da Região Metropolitana próxima ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e que o Estado tem trabalhado para estruturar toda a região:
- Estamos investindo em infraestrutura, na mobilidade e, principalmente, na questão do saneamento. Estamos quase triplicando o abastecimento de água da cidade. Vamos melhorar o fornecimento em todos os distritos e Ajudar Tanguá a crescer e se beneficiar do Comperj - afirmou o governador.
O presidente da Cedae, Wagner Victer, informou que as obras incluíram a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), com instalação de dois módulos compactos de 100 metros cúbicos por hora.
- Estes módulos possibilitaram triplicar a vazão do sistema. Além disso, foi instalada uma adutora de água bruta de 6,1 mil metros de extensão com diâmetro de 300 milímetros, interligando a barragem existente à ETA - detalhou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
- Estes módulos possibilitaram triplicar a vazão do sistema. Além disso, foi instalada uma adutora de água bruta de 6,1 mil metros de extensão com diâmetro de 300 milímetros, interligando a barragem existente à ETA - detalhou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Também foram construídos um reservatório de concreto armado com capacidade para um milhão de litros, recuperação do reservatório e realização de interligações, além de uma elevatória de água tratada com vazão de 300 mil litros por hora e uma adutora de água tratada com 3.254 metros de extensão e diâmetros, variando de 100 milímetros a 300 milímetros.
O diretor de interior da Cadae, Heleno Silva, explicou ainda que, após triplicar a produção de água na cidade, a Cedae fará a ampliação da rede no município.
- Em algumas localidades de Tanguá, que cresceram de forma desordenada, ainda não existem redes. Agora vamos iniciar a segunda etapa da obra para ampliação da rede. A meta é fazer a universalização da água na cidade. Acredito que em um prazo de 6 a 10 meses o trabalho seja concluído - antecipou o diretor.
O frenstista Vaniclaudio Queres, 42 anos, está na expectativa de ver a água sair das torneiras da casa dele. Nascido é criado no bairro de Pinhão, ele conta que nunca teve água casa. Sempre usou poço.
- Estou na expectativa de a água chegar em casa para dar uma vida melhor pros meus filhos. Os técnicos da Cedae nos pediram uns dias para normalizar o sistema. Vai ser primeira vez que terei água nas torneiras - comentou o frentista. Já o aposentado José Francisco Dutra, de 71 anos, já se beneficia com a conclusão da obra. Ele reside há 20 anos no Pinhão.
- Estava acostumado a usar água do poço lá em casa e comprava garrafas para consumo. Agora não precisarei mais - comemora o aposentado.
Fonte: Imprensa RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre essa notícia