quinta-feira, 7 de maio de 2015

Beltrame receberá título de "Cidadão Maricaense", nos 201 anos de Maricá

Entre os homenageados nas comemorações dos 201 anos de Maricá, que acontecem no dia 26 de maio, está o delegado federal e atualmente secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Benincá Beltrame. Por iniciativa do vereador Robson Dutra, a Câmara vai agraciar o secretário com o título de Cidadão Maricaense. O jornalista Paulo Celestino também vai receber homenagem, a Medalha de Honra ao Mérito, pelos serviços prestados na área de comunicação, incluindo a implantação da primeira emissora comercial de rádio do município, a Ultra FM 91,7.
Beltrame
À Beltrame, a homenagem é um reconhecimento do trabalho que vem realizando no combate à criminalidade, com as instalações das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) dentro de áreas antes totalmente dominadas pelo tráfico. Além de combater de frente esse tipo de criminalidade, quebrando o poder do crime organizado ao desarticular as quadrilhas, efetuar prisões dos “cabeças” das organizações criminosas, as UPPs representam a liberdade de ir e vir para muitas famílias que se sentiam aprisionadas pelo domínio dos traficantes.

A homenagem é também um sinal do fortalecimento das relações entre a Secretaria de Segurança Pública e o município de Maricá. Como a Prefeitura, Câmara Municipal e o povo vêm requisitando que seja instalado um batalhão da PM na cidade para que deixe de depender do 12º BPM de Niterói, é possível que ações mais fortes de combate à criminalidade venham ser efetuadas pelos setores de segurança. Alguns encontros com o secretário vêm abordando essa questão no sentido de encontrar uma saída para o problema. Acuados pelas medidas adotadas na cidade do Rio de Janeiro, muitos bandidos têm se espalhado por cidades do interior fluminense, a exemplo de Maricá.

Recentemente, o problema voltou a ser discutido durante reunião entre o secretário, o prefeito Washington Quaquá, a deputada estadual Rosângela Zeidan, o vereador Robson Dutra, e autoridades de Segurança Pública.

Celestino

Em maio de 2014, ao completar 200 anos de emancipação, Maricá ganhava os primeiros sinais da Rádio Ultra FM Maricá 91,7, emissora afiliada à rede Ultra FM com matriz no Estado do Espírito Santo. É mais uma iniciativa de Paulo Celestino que já fundou no município uma rádio comunitária (RCM), o jornal Gazeta RJ, além do site SMTV NEWS (smtvmarica.com.br) e blogs (gazetarj.blogspot.com e smtvnewsrj.blogspot.com.br). A Ultra FM Maricá funciona com uma programação diversificada 24 horas, já se encontra também online (www.ultrafmrio.com)  e tem sido um importante canal de divulgação dos acontecimentos na cidade. Por mais essa realização, o jornalista entrou na lista dos homenageados na sessão solene da Câmara Municipal, que ocorrerá na noite do dia 26, e é considerado o ponto alto das comemorações de aniversário da cidade. A relação completa dos homenageados será divulgada nos próximos dias.
Redação: Marinete Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia