terça-feira, 7 de abril de 2015

Secretário de Paes visita Maricá para conhecer projetos de Quaquá

O prefeito Washington Quaquá recebeu na noite de segunda-feira (06/04) a visita do secretário Executivo de Coordenação de Governo do município de Rio de Janeiro, Pedro Paulo Carvalho. Seu interesse foi conhecer dois grandes símbolos da gestão de Quaquá em Maricá: a Tarifa Zero e a Moeda Social Mumbuca. Depois de uma conversa na sede da Prefeitura, que teve o acompanhamento da deputada estadual Rosângela Zeidan, deputado federal Fabiano Horta, secretários municipais, vereadores e a imprensa, Pedro Paulo embarcou em um “vermelhinho” (ônibus da Empresa Pública de Transporte - EPT) e seguiu para o Jolumar, estabelecimento cadastrado para receber a Moeda Mumbuca.

No estabelecimento comercial, o secretário e o prefeito conversaram com o gerente sobre o funcionamento da Mumbuca e os dois lados dos benefícios gerados pela Moeda Social, que são movimentar o comércio e complementar a renda de famílias carentes proporcionando condição para que possam adquirir um pouco mais de produtos de primeira necessidade.

Tarifa Zero
Para o secretário executivo do prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB), o transporte gratuito é uma ação desafiadora. “Enquanto o Brasil enfrenta essa questão da discussão da tarifa, você vê um município que experimenta a Tarifa Zero 100% pública, e um sistema de transporte que funciona com conforto e acessibilidade. É uma experiência que temos que olhar com Lupa para espelhar em uma grande cidade”, declarou Pedro Paulo.

De acordo com balanço apresentado por Luiz Carlos dos Santos, presidente da Empresa Pública de Transporte - EPT - que administra o sistema de coletivos grátis, em três meses de funcionamento, contabilizados no dia 31 de março, foram transportados 743.260 passageiros. Foram realizadas 5.616 viagens no período e percorridos 338.865 km. A frota conta com 13 ônibus.

Mumbuca
Outro ponto de interesse, a Moeda Mumbuca, será avaliada pela Prefeitura do Rio como uma experiência que possa vir a ser aproveitada na capital fluminense. “No Rio ainda têm algumas dificuldades de se criar um modelo completo dessa economia solidária. Nossa curiosidade de conhecer a Mumbuca porque é um ciclo completo do conceito de economia solidária, do recurso, da complementação de uma bolsa, da compra de gêneros alimentícios de primeira necessidade, da ativação do negócio, do efeito econômico que produz no comércio local, da limitação geográfica. É para nós uma experiência a ser observada para algum dia ser espelhada em alguma localidade carente, como as área da UPP, e de baixo IDH”, explicou.


“O Brasil está de olho nas experiências que estão sendo feitas aqui em Maricá, o RJ tem que estar com o olhar em todos os lugares que estão desenvolvendo boas práticas de políticas públicas. Estamos aqui ao lado (geograficamente), e se essas ações beneficiam os moradores de Maricá porque não levar para beneficiar os moradores de RJ?”

São 14.096 famílias beneficiadas, incluindo indígenas instalados em terras de Maricá. 112estabelecimentos comerciais estão cadastrados. Por mês são creditados R$ 85 em cada cartão. Os dados foram fornecidos pelo secretário Adjunto de Economia Solidária, Miguel Moraes. De acordo com ele, 70% das famílias do município recebem menos que três salários mínimos e mais de 15 mil famílias têm renda de até um salário mínimo.

Projetos comuns PT/PMDB
O prefeito Washington Quaquá considerou que a visita é um sinal positivo para projetos em comum. “Essa visita Requalifica uma relação com o PT, uma administração petista numa administração do PMDB. É um exemplo de Eduardo, através de Pedro Paulo. Estamos dando mostras a nível de Brasil que é preciso que essa relação seja política e de construção de projetos em comum. O que estamos propondo aqui é que um governo do PMDB e um governo do PT construam projetos comuns”, sintetizou o prefeito de Maricá.
Redação: Marinete Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia