sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Presidente da Câmara de Vereadores fiscaliza atendimento do setor em Maricá. Pequenos problemas foram imediatamente resolvidos na sua presença

Chiquinho "passa a visita" nas unidades de saúde
As principais unidades de saúde do município de Maricá receberam a visita na quinta-feira (26/2) do vereador e presidente da Mesa Diretora da Câmara, Chiquinho (PT), que foi conferir se o funcionamento estava correspondendo às expectativas dos usuários. O parlamentar queria se certificar se havia médicos atendendo normalmente nos seus plantões ou estava havendo realmente ausências desses profissionais, conforme queixa que havia recebido de alguns usuários. Não só a assiduidade, mas a qualidade da assistência à saúde tem sido uma de suas grandes preocupações, bem como do prefeito Washington Quaquá, na intenção de que os serviços sejam prestados com humanização.
No Hospital Municipal Conde Modesto Leal, foi verificado que apenas dois funcionários na recepção não eram suficientes para dar conta do trabalho com agilidade. Chiquinho imediatamente solicitou que fosse designado mais um atendente para melhor atenção aos usuários. Eram 10 horas da manhã e a direção não estava funcionando porque o diretor ainda não tinha chegado.
No Conde Modesto Leal, diretor não tinha chegado
“Isso é Inadmissível”, reagiu o vereador, diante da falta de compromisso com o trabalho. "Na ausência do diretor, tem que ter alguém que responda por essa função", recomendou o parlamentar, que retornou no final da tarde e encontrou todos os funcionários em seus devidos postos.
 Os médicos do hospital estavam presentes, como foi confirmado pelo vereador na primeira vez que esteve no local, pela manhã. Havia profissionais das áreas de Clínica Geral, Ortopedia e Pediatria. As obras que estão sendo feitas no local não são na recepção, como foi citado na matéria anterior, e sim para ampliação do setor de Ortopedia, em atendimento a um pedido do vereador. Na visita, ele solicitou que o trabalho tivesse mais celeridade.
Por recomendação do parlamentar, foi acionada limpeza pública
Em Itaipuaçu, Chiquinho visitou os postos das ruas 34 e 83 (este conhecido como Santa Rita, com atendimento 24 horas) e, mais uma vez, constatou a presença dos médicos dentro dos horários determinados pelas duas unidades. Observou ainda que precisava melhorar a limpeza nos jardins e prontamente o parlamentar recorreu ao serviço de limpeza pública do município, para atender ao pedido da direção das unidades de saúde.
 Usuários aplaudem vereador
Em São José e Inoã, estava tudo dentro da normalidade no tocante à presença de médicos, mas as geladeiras onde são conservadas as vacinas não estavam em perfeito funcionamento. O vereador contatou a Secretaria Municipal Adjunta de Saúde relatando a dificuldade e pedindo que houvesse reparação com urgência. Na Upa o parlamentar conversou com alguns usuários, o movimento em busca de atendimento medico era grande, mais não apresentava nenhum problema. A atitude de passar a visita nas unidades hospitalares foi aplaudida pelos usuários.
Vereador ouve usuários que aguardavam atendimento na Upa de Inoã
 Ginecologista ausente
Já eram 16h30 quando o presidente da Câmara chegou ao Posto Central de Maricá e se contrariou ao checar que a ginecologista, Dra. Viviane, ainda não tinha aparecido para atender às pacientes que chegaram cedo para as consultas agendadas. O horário de a médica iniciar as atividades é às 14 horas. Após tentar contato com a profissional sem sucesso, o vereador recomendou que o setor de chefia do posto de saúde adotasse providências no sentido de garantir que as pacientes fossem atendidas.
 Samu depende de central em Niterói
A agenda incluiu ainda uma visita ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O vereador conversou com a equipe, que garantiu que estava tudo funcionando a contento. O único inconveniente é que as chamadas são feitas para a central em Niterói e só depois repassadas ao Samu de Maricá. O procedimento termina por atrasar um pouco, cerca de 30 minutos, a assistência a ser prestada. De acordo com o que foi informado, a central em Niterói serve a seis municípios.

Agenda incluiu visita ao Samu
O Samu Maricá conta com duas ambulâncias, sendo uma básica e a outra é uma Unidade de Serviço Avançado (USA), mais equipada para salvamento. Em cada uma, seguem para assistência às vítimas um médico, um técnico e um condutor capacitado para auxiliar os dois profissionais de saúde. Além delas, há a chamada ‘motolância’, que é o atendimento prestado por um profissional de saúde de moto, para chegar mais rapidamente até a vítima. São transportados no veículo todos os equipamentos e materiais necessários para o primeiro atendimento.
Redação: Marinete Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia