sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Bope realiza treinamento para as Olimpíadas

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizou, na terça-feira e ontem, na Estação Estácio do Metrô do Rio, treinamentos com foco na segurança da população e dos turistas durante as Olimpíadas de 2016. Divididos em duas equipes, 60 homens da Unidade de Intervenção Tática (UIT) simularam o resgate de reféns. 

Considerado um dos maiores especialistas em negociação de conflitos da polícia fluminense, o sargento do Bope Glebson Ferreira de Lima explicou que, em um primeiro momento, parte da equipe negocia com o sequestrador, enquanto os demais fazem o reconhecimento do local. Se houver necessidade, em seguida são utilizados equipamentos não-letais, como balas de borracha e gás lacrimogêneo. A entrada tática nos veículos de transporte público é a última etapa do processo de resgate.

"Desde 2000 o Bope troca conhecimentos com tropas especiais de todo o mundo. Usamos os mesmos equipamentos. O treinamento foi pensado nos grandes jogos, mas o nosso objetivo maior é salvar vidas", afirmou o sargento Glebson.

Na simulação, os agentes usaram equipamento completo: colete, escudo, capacete, óculos protetor, máscara e armas modernas. A ação no metrô do Rio foi baseada em estudos de casos antigos nacionais ou internacionais, e no intercâmbio feito entre o Bope e polícias táticas de outros estados e países.

Novas experiências no Brasil e no mundo- Na próxima semana, os policiais do Bope participarão de um simpósio com policiais de operações especiais de todo o Brasil. Ainda este ano, haverá um intercâmbio com agentes da SWAT (polícia especializada) de Miami, nos Estados Unidos.
Fonte: Imprensa Oficial RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre essa notícia